O que é um Sistema de Espuma de Alta Expansão? Esse sistema, nada mais é do que um dilúvio de espuma, cuja solução é formada por LGE (líquido gerador de espuma) próprio para alta expansão e água. A aplicação da solução é feita através de um dispositivo de descarga conhecido como Gerador de Espuma de Alta Pressão.
A razão de expansão indica o quanto de espuma foi gerada a partir de determinada quantidade de solução, em litros.
Sistemas de Espuma de Alta Expansão costumam ser instalados em diferentes áreas de risco, armazéns com grandes quantidades de produtos estocados, barragens de proteção ou diques, hangares de aviões, etc…
Costumam ser especificados para sistemas onde o risco pode vir a apresentar potencialidade tridimensional, principalmente nos seguintes casos: onde o suprimento de água for limitado, onde o excesso de descarga de líquido não puder ser tolerado (quase sempre, por condições relativas ao ambiente) ou, em último caso, onde o espaço disponível for insuficiente para que os bombeiros possam acessar o fogo, a fim de combater o incêndio.
Normalmente, uma aplicação onde esse sistema pode ser de particular utilidade é quando é preciso controlar incêndios em gás liquefeito de petróleo (GLP) ou gás natural liquefeito (GNL). Isso porque, os Sistemas de Espuma de Alta Expansão conseguem reduzir a realimentação das chamas, reduzindo também a taxa de vaporização do combustível.
Bom dia, existe alguma norma que nos obrigue a ter um sistema de espuma para alta expansão em gases liquefeitos?
Não encontrei essa obrigatoriedade na NFPA11, apenas orientações do que usar.
este equipamento pode se aplicado, em um laboratorio, de ensaio com uso de petroleo ?