Você sabe qual é a diferença entre fogo e incêndio? É possível que você, assim como a maior parte das pessoas, acredite que essas palavras são sinônimos. Ambas, no entanto, não são equivalentes, possuindo na verdade significados consideravelmente diferentes – a existência de uma, aliás, pressupõe a da outra.
O QUE É O FOGO?
Fogo é o nome que se dá a uma reação de combustão que libera luz e calor. Ela ocorre quando as partículas do “material combustível” são aquecidas, tornam-se incandescentes e são lançadas para cima. Você se lembra de como precisamos raspar a cabeça de um fósforo com demasiada força e velocidade na caixa para que ele acenda? É exatamente disso que estamos falando! Nesse caso, a cabeça do fósforo é o material combustível e, ao raspá-la com certa de força e velocidade na caixa, fazemos com que ela fique aquecida e entre em combustão, liberando luz e calor!
A descoberta dessa reação química é uma das mais importantes da história da humanidade, com a mesma sendo diretamente responsável por possibilitar o estilo de vida que temos hoje.
O QUE É UM INCÊNDIO
Incêndio, por sua vez, é o nome que se dá a um fogo de grandes proporções que está fora de controle. Trata-se de um tipo de ocorrência extremamente danosa e impactante.
Por conta disso, oferecem grande risco aos seres humanos, sendo capazes até mesmo de levar à morte, seja pelo desabamento de estruturas comprometidas, carbonização ou mesmo inalação de gases oriundos da fumaça provocada pelas chamas.
O QUE CAUSA UM INCÊNDIO?
Um incêndio pode começar por diversos motivos, como por exemplo falha na instalação elétrica (como um curto-circuito), acidentes na cozinha (superaquecimento do óleo), velas não apagadas e até mesmo pontas de cigarro descartadas de forma irregular.
Uma das principais características de um incêndio é a sua capacidade de propagação. Sem dúvida, uma vez que o incêndio esteja em curso, ele pode propagar-se rapidamente, especialmente se a edificação não estiver de acordo com as normas de segurança contra incêndio. Em geral, as chamas se propagam por um dos seguintes métodos:
- As chamas entram em contato com outros materiais combustíveis;
- As partículas incandescentes se deslocam;
- O calor se propaga; uma massa de ar aquecida se desloca de um local para o outro e, se ela for quente o suficiente, provoca a combustão de outros materiais;
COMO SE EXTINGUE UM INCÊNDIO?
A melhor forma de apagar um incêndio irá depender de como o fogo se originou. Apesar disso, contudo, é importante saber que para que um fogo exista, ele precisa de oxigênio, com o objetivo final de quem deseja apagar uma chama sendo, na maior parte das vezes, suprimir o abastecimento de oxigênio da mesma para que ela pare. Uma fogueira, por exemplo, pode ser apagada jogando-se uma toalha grossa e molhada; outros tipos de fogo, por sua vez, como aqueles causados por combustão de óleo de cozinha, por exemplo, podem ser apagados por meio da utilização de agentes extintores especiais, como o classe K a base de acetato de potássio.
Se o fogo estiver fora de controle, no entanto, muitas vezes o melhor que se pode fazer é tomar medidas para contê-lo em um único local, como por exemplo manter as portas corta-fogo fechadas e acionar o corpo de bombeiros.
COMO PREVENIR?
Para garantir que você não terá um incêndio de grandes proporções em suas mãos, que irá colocar a sua empresa e a vida de seus funcionários em risco, conte com a ajuda da Gifel, uma empresa que atua no mercado desde 1978, fornecendo equipamentos e sistemas de proteção contra incêndio de ponta para seus clientes.
Caso deseje maiores informações a respeito de nossos produtos e serviços, não hesite em entrar em contato! Contamos com uma equipe de profissionais de ponta, que serão capazes de auxiliar você a encontrar a solução ideal para a sua necessidade!