O sistema de combate por CO2 consiste na reunião de vários cilindros, com o gás dentro, ligados a tubulação e válvulas. Os instrumentos ficam voltados para o local que precisa de proteção.
Ele pode ser ativado de forma automática ou manual. Essa escolha varia de acordo com o tamanho do local que deve ser protegido, dos riscos de incêndio existentes e de acordo com a característica do ambiente. É ainda possível determinar se o procedimento será feito por aplicação local ou inundação total.
Em outras palavras o Sistema Fixo CO2 consistirá de um conjunto de cilindros de aço onde serão armazenados o agente extintor, dotado de dispositivos de disparo por acionamento automático e/ou manual.
Os cilindros serão dotados de válvulas e cabeças de descarga, interligados entre si por meio de um tubo coletor ao qual são conectados através de mangueiras flexíveis, dotadas de válvulas de retenção individuais para cada cilindro.
O agente CO2 será distribuído e descarregado no local protegido por meio de uma malha de tubos e bicos nebulizadores, dimensionados de modo a proporcionar uma distribuição uniforme e obter a correta concentração do agente extintor no local.
Por que o sistema de CO2 é eficiente e onde pode ser usado?
O uso do CO2 no combate a incêndio é baseado na diminuição da quantidade de oxigênio, que é essencial para manter as chamas acesas. Quando o gás CO2 é liberado no ambiente em grande quantidade, ele consegue eliminar as chamas por abafamento.
Além disso, o Dióxido de Carbono (CO2) propicia a extinção de incêndio pela redução do nível de oxigênio, a fase vapor do combustível, ou ambos, até o ponto onde não mais é possível a ocorrência de combustão.
Pode ser instalado de duas formas:
- Sistema de Alta Pressão: quando o gás carbônico fica armazenado em cilindros, que ficam em temperatura ambiente e são pressurizados;
- Sistema de Baixa Pressão: o gás é colocado contêineres que são mantidos a temperaturas muito baixas (-20ºC).
- Cabines de pintura;
- Salas de compressores;
- Salas de geradores;
- Salas de transformadores;
- Salas elétricas;
- Sala das máquinas de navios;
- Sala de bombas em navios;
- Dutos da cozinha;
- Salas de baterias, entre outras.
Por que o CO2 é o escolhido para essa finalidade?
- Esse gás é expansivo, o que faz com que a eliminação do fogo seja mais rápida e, consequentemente, sejam menores os danos. Com isso, ele torna-se eficaz e não traz consequências secundárias ao ser usado;
- É facilmente envasado em cilindros por ser liquefeito com facilidade;
- Presente entre 20% e 30% na concentração do ar, já consegue eliminar as chamas;
- Não é condutor de eletricidade;
- Não deteriora com o tempo;
- Não é corrosivo;
- Não deixa resíduos.
Acredita que esse possa ser o sistema ideal de combate a incêndio para a sua empresa? A Gifel conta com profissionais especialistas no ramo, que podem avaliar as suas necessidades, orientar e instalar os sistemas de CO2 para a prevenção de incêndios. Entre em contato conosco!