Seja a edificação comercial ou residencial, os sistemas de combate a incêndio são mecanismos indispensáveis à integridade física de todos que moram, trabalham ou circulam no local e em suas redondezas.
De tal modo, entender um pouco mais sobre esses conjuntos e conhecer quais são os principais equipamentos que os compõem é vital à segurança das pessoas.
Por isso, no post de hoje, vamos apresentar alguns dispositivos essenciais ao combate rápido e eficiente de incêndios.
Confira!
O que é um Sistema de Combate a Incêndio?
Resumidamente, os sistemas de combate a incêndio são estruturas compostas por equipamentos que, quando acionados, oferecem água e/ou produtos químicos adequados ao controle das chamas.
Sendo assim, a função primeira desses mecanismos é eliminar o fogo e reduzir os prejuízos causados pelo incidente, preservando, acima de tudo, vidas.
Vale ressaltar que para garantir a eficácia do sistema, ele deve ser projetado por especialistas e contemplar estratégias voltadas às particularidades de cada tipo de edificação.
Saiba o que compõe um Sistema de Combate a Incêndio
Agora sim, é hora de conhecer alguns dos principais componentes dos sistemas de combate a incêndio.
Confira:
1. Sinalização
Embora os equipamentos sejam as peças centrais de um sistema de combate a incêndio, a sinalização adequada é fundamental para que as medidas corretas sejam adotadas.
Logo, é indispensável o uso de placas, sinalizadores e informações sobre saída de emergência.
2. Extintores
O primeiro equipamento que vem à cabeça quando falamos de combate a incêndio, sem dúvida, são os extintores.
Compostos por pressão interna, os cilindros podem conter água, pó e outros componentes químicos, o que define sua principal utilização.
3. Mangueiras para incêndio
As mangueiras são usadas em brigadas de incêndio e em locais maiores. Fabricadas em poliéster, seu interior é composto de borracha sintética e também são adotadas nas áreas naval e industrial.
4. Alarme de incêndio
Bastante comuns em prédios comerciais, os alarmes de incêndio emitem um potente efeito sonoro quando um foco de incêndio é detectado, seja através da percepção de calor ou fumaça, por exemplo.
5. Portas no modelo corta fogo
As famosas portas corta fogo são instaladas em pontos estratégicos, como nas saídas das escadas, a fim de evitar a propagação das chamas para outros ambientes.
Feitas de aço galvanizado, isolante térmico acústico, o material possui alta resistência ao fogo.
6. Bombas hidráulicas
Por fim, as bombas hidráulicas são acopladas nos motores elétricos e de combustão, permitindo a condução de água pelo encanamento da edificação.
Assim, em caso de incêndio, o mecanismo é ativado e age por meio de hidrantes e chuveiros elétricos.
Além desses equipamentos, é importante destacar que existem alternativas sustentáveis para combater incêndios.
O Inergás é um agente amigo do meio ambiente e pode ser uma opção interessante para empresas e edificações que buscam reduzir o impacto ambiental. Ele é um gás inerte que não agride o meio ambiente e não deixa resíduos. Além disso, é eficiente na prevenção e extinção de incêndios.
Gifel | Experiência consolidada no combate a incêndio
Embora todos os elementos citados exerçam papel fundamental ao devido funcionamento dos sistemas de combate a incêndio, é preciso entender exatamente a dinâmica de cada espaço e as suas demandas.
Além disso, é necessário contar com equipamentos de alta qualidade e instalação adequada, evitando falhas amadoras em momentos críticos!
Portanto, se você quer garantir a segurança de quem mora ou trabalha dentro de um mesmo espaço, conheça a Gifel, a empresa mais preparada do mercado quando se trata de combate a incêndio!