O ar comprimido é uma mistura de gases atmosféricos, não inflamável, não tóxica, inodora e incolor. É amplamente utilizado como fonte de energia (para movimentar máquinas e equipamentos por exemplo) e pressão acima da atmosférica. Por causa de sua versatilidade o ar comprimido tem ganhando uma importância nas indústrias de todas as áreas.
Entretanto, para aproveitar toda sua versatilidade é preciso contar com equipamentos específicos que regulem a compressão e purificação, controlando sua temperatura de forma segura e criteriosa. Apesar de mencionado que o gás não é tóxico, se caso for manuseado com equipamentos de baixa qualidade, ele pode provocar risco à saúde do operador.
O ar comprimido e a pureza
O ar comprimido tornou-se essencial para o funcionamento de algumas indústrias e para um melhor funcionamento, nada melhor do que atentar para todos os cuidados necessários, como por exemplo, manter limpo e seco. Uma simples gota de óleo pode complicar todo o funcionamento do equipamento, podendo até mesmo colocar em risco a segurança dos funcionários.
A maioria das contaminações acabam acontecendo pelo ar ambiente, fragmentos metálicos de superfícies oxidadas da parte interna das tubulações ou partículas sólidas; gotas de água condensada que oxidam as tubulações e os equipamentos pneumáticos; hidrocarbonetos presentes no ar, óleos líquidos e vaporizadores de lubrificantes.
Aplicações versáteis
O ar comprimido tem se mostrado uma ótima ferramenta para acionar martelos pneumáticos e motores movidos a ar, isso sem mencionar o fato de empurrar ou puxar substâncias ao mesmo tempo de maneira cuidadosa e eficiente, tanto é que hoje em dia é muito utilizado em sítios arqueológicos que exigem um cuidado redobrado com determinados descobrimentos.