Causadores de estragos, devastação, danos materiais e físicos, e de morte, os incêndios são caracterizados pela propagação de fogo. Eles podem ser originados de madeira, papel, gasolina ou mesmo de algum curto-circuito. Mas independente do seu agente causador, um incêndio pode afetar aqueles que o presenciam e são expostos a ele, através de queimaduras e, o que é muito comum, da inalação de gases tóxicos.
É por isso que equipamentos de combate a incêndios devem estar sempre à mão, para facilitar a extinção do fogo e salvar vidas. Existem várias formas de extinguir o fogo e cada uma delas necessita dos equipamentos corretos e de pessoas capacitadas para manuseá-los.
A água é conhecida como o agente extintor universal, devido à sua abundância e efetividade, na hora de acabar com o incêndio. Ela atua por meio do resfriamento, devido à sua propriedade de absorção de calor, e pode agir por abafamento, dependendo da forma que for empregada. E quando se pensa em água no combate a incêndios, é comum vir à mente o uso de hidrantes.
Este equipamento, fonte de água na extinção ao fogo, é muito eficaz e funciona com uma forte pressão. Porém, é indispensável que seja utilizado juntamente com uma mangueira de hidrante, também conhecida como mangueira de incêndio.
A mangueira vai conseguir canalizar e direcionar a água, de forma segura e flexível. Existem diferentes tipos de mangueiras, para diferentes tipos de estabelecimentos, edifícios e áreas, o que ajuda a potencializar suas atribuições. Uma mangueira ideal para edifícios residenciais, como a do Tipo 1, não é a mesma indicada para a área de indústrias químicas, por exemplo, que é a do Tipo 4, conforme a norma ABNT NBR 11861.
QUANDO O ASSUNTO É EXTINÇÃO DE FOGO, AS MANGUEIRAS DE HIDRANTE SÃO FUNDAMENTAIS!
É por isso que seu uso deve ser adequado à área do incêndio. Escolhendo o tipo de mangueira para incêndio correto, você estará garantindo eficácia contra a propagação de fogo.