A maioria dos incêndios domésticos ocorrem acidentalmente por negligência dos moradores. Estes incêndios geralmente são desastrosos e acarretam a perda de bens materiais e, muitas vezes, de vidas. Através de alguns passos simples de precaução, é possível evitar grandes tragédias.

Dicas para evitar incêndios domésticos
1. Extintores de incêndio: Considere a instalação de extintores de incêndio para o combate ao fogo dentro ou fora de casa.Existem cinco classes de extintores de incêndio: A, B, C, D e K:
- Classe A: Tecidos, madeiras, borrachas, papéis, plásticos e chamas provenientes de combustíveis regulares;
- Classe B: Combate à incêndios com graxa, óleo, gasolina e gases (GLP, gás natural, etc);
- Classe C: Incêndios em equipamentos energizados;
- Classe D: Utilizados para combater incêndios provenientes de metais pirofóricos;
- Classe K: Incêndios em cozinhas e fritadeiras causados por óleos vegetais, gorduras animais ou aparelhos de cozinha. Extintores dessa classe possuem um agente químico úmido (saponificante) utilizado especialmente para tais fins;
2. Líquidos inflamáveis: Nunca armazene líquidos inflamáveis próximos a fontes de calor. Opte por armazená-los ao ar livre ou em um cômodo separado.
3. Ao usar o fogão, permaneça na cozinha: Se precisar sair de perto do fogão enquanto cozinha, desligue todas as bocas. A falta de atenção ao cozinhar está entre as causas mais comuns de incêndios.
4. Isqueiros e fósforos: Ensine as crianças o perigo dos fósforos e isqueiros e mantenha esses objetos fora de seu alcance.
5. Velas e iluminadores com chamas abertas: Atenção com estes itens! Deixe uma distancia segura de outros objetos e sempre apague a chama ao sair do ambiente ou dormir.
Previna-se contra os incêndios domésticos por meio de passos simples, que podem evitar grandes desastres.