Esguichos para Canhões Monitores e suas aplicações

21 dez

Dando continuidade à matéria sobre os Canhões Monitores, vamos trazer mais informações a respeito do uso adequado de Esguichos nos modelos Fixos e Portáteis.

O esguicho para combate sistema de combates a incêndios é uma parte importante no processo de combate ao fogo, a escolha do tipo de esguicho a ser usado é determinada pelo tipo de incêndio onde será utilizado.

Os esguichos podem ser para aplicação manual operado diretamente pelo brigadista ou bombeiro, quando trabalhando com vazões e pressões menores, ou montado em canhões monitores, quando se tratar de vazões mais elevadas ou locais onde não seja seguro a presença humana.

OS esguichos podem ser utilizados para aplicar água, espuma ou uma combinação de espuma e pó e podem ainda ser do tipo de vazão fixa ou variável.

A vazão variável permite o ajuste da quantidade de água utilizada permitindo flexibilidade no consumo do agente extintor, uma vez que possibilita o ajuste da quantidade ao tamanho do risco e à pressão/vazão disponível. O ajuste da vazão é normalmente feito de forma manual, mas existem modelos que fazem o ajuste automaticamente baseado na pressão disponível.

Quanto ao padrão de jato, existem esguichos de jato sólido e esguichos, tipo “jato-sólido/neblina”, que possibilitam a geração de um jato mais aberto criando uma cortina de água que pode ser útil no resfriamento do risco e na proteção do operador, bem como pode ser utilizada para mitigar a formação de nuvens em caso de vazamentos de alguns produtos químicos, reduzindo sua difusão na atmosfera.

Esguichos utilizados na aplicação de espuma podem ter a adição do LGE feita remotamente, por meio de um sistema de dosagem instalado distante do esguicho, ou serem dotados de um dispositivo dosador incorporado no próprio esguicho, permitindo a adição de LGE localmente.

Os esguichos podem ainda ser operados remotamente, quando montados em canhões monitores projetados para este fim.

Escolhendo seu esguicho

Ao selecionar um bico de incêndio, é importante escolher o tipo mais adequado para suas aplicações e objetivos, esteja acompanhado de um profissional que entenda do tema e possa lhe ajudar a escolher a melhor opção com base em seu plano de segurança contra incêndios. As diretrizes a seguir o ajudarão a determinar qual tipo e tamanho de bico é melhor para você.

A seleção de um esguicho deve levar em conta a água disponível, a capacidade da bomba, as configurações da mangueira, entre outros fatores. O sistema precisa ser analisado para determinar qual faixa de fluxo pode ser alcançada.

A Gifel conta com profissionais preparados para atender suas necessidades, entre em contato. Após analisar seus objetivos e necessidades, os técnicos da Gifel irão recomendar o que melhor atende às suas necessidades.

. Entre em contato e tire suas dúvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *