Para entender como ocorre a propagação de um incêndio, é importante dividir o processo em fases de incêndio, para podermos entender com clareza como o incêndio se desenvolve. Esse conhecimento auxilia estabelecimentos em como agir em cada situação específica e em cada estágio da propagação.
Quais são as fases de incêndio?
1. Ignição
Trata-se da fase inicial e a maneira como o incêndio começa depende de inúmeros fatores. Pode se dar por meio de uma vela, fósforo, por exemplo, onde o fogo começa aos poucos, ou por uma explosão.
2. Propagação
Neste estágio, o incêndio começa a se espalhar por todo o ambiente. Alguns elementos auxiliam para que a propagação ocorra de forma ainda mais rápida, como gasolina, papel, álcool, galhos e folhas secas.
No entanto, outras substâncias como concreto ou cimento ajudam na retenção da propagação.
Analisando as substâncias que estão presentes no ambiente em questão, é possível ter uma noção da velocidade com a qual esse incêndio irá se propagar.
3. Combustão contínua
Neste estágio, ocorre a reação em cadeia. O que é isso? O calor que foi liberado no incêndio se torna suficiente para fazer com objetos próximos entrem em combustão. Enquanto existir combustível e comburente, este processo continuará ocorrendo.
4. Redução
Neste estágio, o calor dissipado não é mais suficiente para fornecer calor, fazendo com que a combustão vá se esgotando. Em outras palavras, o fogo vai perdendo força. Trata-se da fase final do incêndio.
Todos os estabelecimentos, empresas e residências devem estar cientes destes fatos, para saber como agir em caso de incêndios.
A Gifel conta com equipamentos de combate a incêndio de qualidade, dentre os quais, podemos citar:
Genial☺☺