Conheça um pouco mais sobre o cilindro de argônio

01 set
Categorias: tipos de cilindros

O argônio é um elemento químico considerado como um dos gases mais nobres disponíveis na atmosfera e que, entre os nobres, é o que é encontrado em maior abundância. Ele é usado como uma camada de proteção em diferentes processos industriais, principalmente por ser um componente principal para garantir a conservação de materiais oxidáveis e para evitar que as peças sofram qualquer tipo de ação corrosiva.

Características do argônio

O argônio é um gás incolor, inodoro, inerte e não tóxico para os seres vivos. O processo para chegar ao gás envolve destilação do ar líquido seguida de oxidação catalítica, retirando, assim, todo o oxigênio e demais gases que possam estar com ele para que sua pureza seja elevada. O transporte do gás deve ser feito em caminhões refrigerados com temperatura próxima ao zero absoluto.

Como usar um cilindro de argônio

O gás argônio tem diversas formas de aplicação e usabilidade. Ele pode ser usado na soldagem a arco em materiais não ferrosos (alumínio, aço inoxidável, bronze e cobre, por exemplo), como proteção de raiz e corte a plasma, em laser para medicina oftalmológica, como agente na cristalização de silício e germânio e na fabricação de lâmpadas comuns impedindo a oxidação do filamento.

As indústrias que mais contam com o uso de argônio e de cilindros com o gás são a siderúrgica, de solda, metalúrgica, eletrônica e as fabricantes de peças automotivas. Ele também é usado em conservação de alimentos, produção de vinhos, iluminação fluorescente e em janelas de vidro duplo.

Entendeu tudo sobre como o cilindro de argônio funciona e de que formas você pode aplicá-lo em seu sistema? É hora de contar com a Gifel! Com o apoio de profissionais especialistas no assunto, as escolhas para você são feitas de acordo com as suas necessidades, com orientação e instalação dos sistemas de prevenção de incêndios e ação em caso de problemas com fogo. Tire suas dúvidas entrando em contato conosco!

Curta essa página

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *