Conheça o conceito de água nebulizada e suas aplicações

02 fev

Em alguns tipos de sistema de proteção de incêndio é necessário que a forma como o agente extintor, nesse caso a água, seja descarregado de acordo com o tipo de ambiente ou objeto a ser protegido contra as chamas. A nebulização da água pode ser utilizada em casos específicos como na proteção de transformadores elétricos ou ambientes que armazenam tanques inflamáveis, por exemplo.

A vantagem da nebulização está na troca de calor com o fogo por conta do diâmetro das gotículas de água formadas pelo processo e consequentemente o aumento da área para troca de calor. Sistemas de água nebulizada são conhecidos também pelo termo em inglês, water spray, utilizam projetores de alta velocidade, montados em tubulações ao redor do local protegido.

O sistema de nebulização utiliza três princípios, emulsificação, resfriamento e abafamento, funcionando por meio de uma válvula dilúvio que controla a entrada de água no sistema, acionando os bicos spray. Pode ser controlado por um sistema com detectores de temperatura, como sprinklers automáticos ou detectores para acionamento elétrico da válvula dilúvio.

A tecnologia de água nebulizada é um sistema fixo de proteção contra incêndios que quando em operação descarrega um volume de água contido na rede do sistema em forma de cone spray, preenchendo a zona protegida com uma névoa de água. Todo esse processo distribui e mantém uma concentração de pequenas gotas que são suficientes para a supressão do incêndio quando projetado corretamente.

Ao contrário da maioria dos sistemas, a água nebulizada funciona em áreas onde há aberturas, portas ou respiradouros abertos que não representam risco à saúde de quem ocupa o local ou bombeiros, além disso é ambientalmente seguro. A água possui elementos físicos eficientes na extinção de incêndios, por conta de sua capacidade calorífica e elevado calor latente de vaporização, tendo a capacidade de absorção considerável de calor em chamas. A formação de gotículas amplia essa eficiência devido ao aumento da área em função da nebulização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *