A espuma de combate a incêndio é uma massa estável que conta com pequenas bolhas de ar, com densidade mais baixa do que gasolina, óleo ou até mesmo a água. Essa espuma é formada por: LGE (líquido gerador de espuma), ar e água. A solução de espuma é formada pela água e LGE proporcionado (dosado), normalmente nas taxas de 1%,3% ou 6%. Está solução quando misturada com o ar aspirado produz a espuma que flui sobre as superfícies dos combustíveis.
O proporcionamento de LGE é normalmente feito com proporcionadores de linha tipo Venturi, que geram sucção quando ocorre a passagem de água. Orifícios calibrados garantem a sucção na proporção adequada, para uma determinada faixa de vazão.
Nos aplicadores de espuma aspirados (ex: esguicho KR), essa solução passa através de um orifício logo após a entrada de ar, que gera a espuma expandida. Já nos aplicadores em aspiração de ar, assim que a solução de espuma passa através do orifício, ocorre a agitação durante o lançamento e a solução se mistura no ar.
Funcionamento da espuma
Os agentes de espuma suprimem o fogo devido ao fato de separarem o combustível do oxigênio, porém, dependendo do agente a espuma pode atuar de outras maneiras:
- Criando colchões na superfície do combustível, desta forma, sufoca o fogo e separa as chamas da superfície do combustível;
- Resfriando a superfície;
- O colchão de espuma impede a liberação de vapores inflamáveis que podem se misturar com o ar e provocar novos focos de incêndio.
Cuidados e equipamentos
Em grandes indústrias a necessidade de cuidados contra incêndio são extremamente necessários para evitar acidentes muito maiores. Por isso, a Gifel oferece aos seus clientes os melhores equipamentos contra incêndio, tudo para garantir à sua empresa, uma maior segurança em qualquer espécie de foco de incêndio.
Caso tenha mais alguma dúvida ou deseje mais esclarecimentos a respeito de nossos produtos, entre em contato conosco e teremos o maior prazer de apresentar as melhores soluções de segurança para sua empresa.