Tipos de Cilindros 16 jul 2015

Cilindros de alta pressão: 10 perguntas frequentes para o uso com GNV

perguntas frequentes sobre os cilindros de GNV

Cilindros de alta pressão, tecnicamente falando, são recipientes utilizados para o armazenamento de gases monofásicos ou bifásicos, de pressões de serviço até 300 bar, fabricados a partir de tubo de aço carbono sem costura, com capacidade volumétrica de 1 a 150 litros de água.

Existem alguns quesitos importantes a respeito dos cilindros de alta pressão que é muito importante ter conhecimento.

Perguntas frequentes em relação aos cilindros de GNV

1. O cilindro pode ser abastecido a uma pressão acima de 220 bar?

Jamais abasteça com pressão acima de 220 bar (22 Mpa), pois esta é a pressão de abastecimento máxima permitida pela Portaria nº 32 de 06/03/01 da ANP (Agência Nacional de Petróleo). A pressão máxima de serviço do cilindro é à 21ºC, na qual o gás fica estabilizado (220 bar). Abastecer às pressões superiores a 220 bar pode reduzir a vida útil do cilindro e do restante dos componentes do kit de conversão.

2. Como valvular um cilindro?

  • Coloque a válvula no cilindro, rosqueando-se manualmente até atingir o ‘’aperto manual’’. As mãos devem estar, sempre, protegidas com luvas e deve-se contar o número de voltar até o aperto;
  • Retire a válvula e coloque fita veda-rosca em sua rosca em um total de 7 a 8 voltas, no sentido horário;
  • Rosqueie a válvula novamente no cilindro, contando o número de voltar até conseguir o aperto.
  • Aperte a válvula com chave em um total de 3 voltas.

A valvulação, realizada desta maneira, deve dar um torque de, aproximadamente, 150 N.M., conforme NBR 11353-1: Veículos rodoviários – Instalação de gás metano veicular (GMV) Revisão: dez 1999

solicite-orçamento-cilindro-gnv

3. Qual o material indicado para valvulação do cilindro?

Fita veda-rosca é o material mais indicado para valvulação de cilindros, pois funciona como lubrificante neste processo de valvulação.

O teflon líquido pode ser utilizado, também, porém deve ser obedecido às instruções de tempo de cura conforme definido pelo fabricante. Graxa, barbante ou qualquer outro material são desaconselháveis no processo.

4. O gás pode ser transferido de um cilindro para o outro?

Não. Este é um processo que envolve alto risco. Sem o equipamento adequado para a despressurização, nunca tente retirar o gás de um cilindro. Os cilindros de alta pressão devem ser manuseados por pessoas tecnicamente treinadas.

5. Caso o cilindro seja exposto à chama, o que fazer?

Não o reutilize e destrua-o. A exposição do cilindro a qualquer fonte de calor excessivo deve ser evitada, pois sofrem alterações em suas características quanto à resistência, tornando-os frágeis.

Leia o Manual do Cilindro e o adesivo fixado sobre o corpo do mesmo, pois as instruções descritas são de suma importância e referem-se à segurança e preservação do patrimônio.

6. Em casos de incêndio, o que fazer?

Afaste-se até uma distância mínima de 50 metros e ligue para o Corpo de Bombeiros, o qual deverá ser informado que seu veículo é movido á GNV (Gás Natural Veicular)

7. Outros tipos de gases podem ser carregados no cilindro?

Não. Comportamentos de gases variam. Alguns são corrosivos, podendo danificar os cilindros internamente, provocar trincas etc. O cilindro foi desenvolvido especificamente para GNV.

8. Onde deve ser realizada a conversão do veículo para GNV?

Somente empresas registradas pelo Inmetro e capacitadas a efetuar um bom trabalho que garanta segurança e economia podem realizar instalações e remoções.

O usuário não deve permitir que outras pessoas não habilitadas lidem com o equipamento. Caso seja necessário a remoção do cilindro, deve-se despressurizar o mesmo totalmente.

9. Por que os cilindros de alta pressão esquenta durante o abastecimento no posto?

Não se assuste, isto é normal. Esta ocorrência deve-se à compressão das moléculas do GNV durante o abastecimento, causando atrito entre as mesmas e consequentemente calor, que irá se refletir na parede do cilindro.

10. Caso haja vazamentos de qualquer natureza, o que fazer?

Feche, imediatamente, a válvula do cilindro e encaminhe o veículo para uma convertedora registrada pelo Inmetro.

101 thoughts on “Cilindros de alta pressão: 10 perguntas frequentes para o uso com GNV

  1. Este cilimdro devido sua enorme pressão seria perfeito usá-lo nos caminhões a diesel Sen essas conversas de desenvolvimento especial de quites .porém com a diferença de sua combustão neste ser através do diesel e por ser altaamente resistente a compressão (batida do pistão)é necessário queimar junto ao diesel ocorre ai de minha opinião algo então interessante em relação a usá-lo no caminhao para ele queimar baixariamos a lenta do motor diesel e adicionamos então gnv regulando sua valvula até a lenta voltar ao normal pois nesse caso o diesel fas o papel das velas de um automóvel os 2 combustíveis queimam junto diesel explode primeiro levando a ignição do outro como é na Argentina. portanto de minha opinião qualquer quite funciona só com o diferencial de anular a chave de troca ou deixá-la liga se o caminhão e logo a chave elétrica recompomdo a lenta .asin semdo qualquer quite pequeno renderia bastante por trabalhar junto com o diesel . Sen mistério e Sen furar motor diesel para enfiar vela.vai aver talves no futuro. quites caros especiais surgirao para o diesel somente para gerar impostos nada mais se bem que não a interesse do governo en arrecadar menos portanto não avera previsão

    1. Bom dia. Quanto tempo posso deixar o cilindro vazio. Com essa Pandemia, o gnv acabou e estou três semanas com o cilindro vazio e, estou preocupado. Pode me auxiliar?

  2. Boa noite, meu veiculo foi furtado mas graças a deus recuperado, porém roubaram o cilindro do gnv, posso comprar outro cilindro usado e por no lugar? Se sim, oq devo fazer e quais documentos devo utilizar ?

  3. Boa tarde. Eu tenho uma dúvida. O cilindro de GNV poderá ser utilizado como reservatório de HPA até uma pressão de 3500 PSI? Tenho interesse, pois o custo de um cilindro de GNV é muito inferior a uma scuba, além de poder armazenar uma quantidade maior de ar. Grato.

      1. Eu também gostaria muito de saber sobre esta possibilidade.
        Armazenar oxigênio ou um gás inerte (como o argônio usado em processos de soldagem TIG) que, pelo que sei, usam cilindros com especificações “inferiores”.
        O valor dos cilindros para GNV, possivelmente pela grande quantidade de produção, atinge preços menores (como disse o Christian, o cilindro para GNV é mais barato e com características superiores de resistência).
        Eu antecipadamente agradeço se informarem sobre isto.

        1. Olá Fábio. Na realidade são cilindros diferentes porque também são fabricados sob diferentes normas e com exigências distintas de certificação. A questão comercial varia conforme estas exigências e de fato tem um componente de volume e ganhos de produção em escala! Consulte nosso departamento comercial de cilindros para obter mais informações!

      1. Juarez, é possível que a carga seja um pouco superior a capacidade nominal do cilindro, porque muitos postos operam com pressão de enchimento acima de 200 bar. Porém esta diferença não deveria ser muito mais que 10%.

  4. Abastecimento meu cilindro de 16mts num posto,quando dei por mim a bomba marcava 18mts.mandei desligar e o frentista me disse q havia passado pq a pressão estava muito boa e q era normal.pergunta isso realmente acontece ou é golpe do posto

    1. Até 220 bar é possível carregar o cilindro. Neste caso um cilindro de 16 m³ nominal poderia chegar próximo a 18 m³, porém o ideal é verificar se o posto está com todas as certificações em dia!

      1. Boa noite o meu cilindro ultrapassou esse ele é de 16m
        O meu carro chegou andando no gás no posto e entrou 19.38m de gás isso é possível eu peguei a nota porque se não for possível vou correr atrás dos meus direitos

    2. Eu peço 10m cubo e hoje está 4 bar pra saber que tem que pedir outro tem que esperar chagar no zero ou já posso pedir ? Demora o 4 bar chagar no zero?

      1. Olá Ivete, tudo bem? Um cilindro de 10m3 usualmente se trata de uma unidade com capacidade de 50 litros carregada a 200 bar. Sua unidade a 4 bar parece bem abaixo do limite de uso e deve estar contendo menos de 200 litros de gás.

    1. Olá Herko. Caso haja uma rede de gás natural na sua região é possível instalar um compressor específico para este fim. Fale com a distribuidora de gás da sua região para mais detalhes!

      1. Ah dois meses instalei um GNV de 15m3 no meu carro.
        Com a pressão da bomba a 220 só entram 12m3.
        Já fui a empresa várias vezes e eles não resolvem.
        O que pode ser?

  5. Boa Noite!! O meu cilindro é de 8 metros, porém em um abastecimento entrou 8,44 metros e ainda tinha uma bola de gas… Gostaria de saber se é possível isso ou se o. Posto estava com alguma treta? Obrigado

  6. Abasteci agora a pouco o meu carro que tem um cilindro de 16m3, que estava totalmente vazio, e no final do abastecimento tive um susto, pois na bomba marcava 21,33m3, e discuti com o frentista pois disse que era impossível entrar 21,33m3 de gnv em um cilindro cuja a capacidade é de 16m3. O frentista disse que a pressão é que estava “boa”, com 300 bar, disse que além de serem irresponsáveis em trabalhar com uma pressão tão alta a pressão poderia estar em “1000 bar” rsrs, que mesmo assim não entrariam nunca tanto gás. Pedi uma nota fiscal e fui na delegacia e registrar um BO.

    A minha pergunta é:
    É possível entrar 21,33 m3 de gnvem um cilindro de 16m3 ?

    1. Vagner, somente com pressão 30% acima do permitido. Não se pode carregar o cilindro com 300 bar, já que esta é a pressão de teste e não de serviço do cilindro, ok?

  7. boa noite, tenho uma doblo gnv, posso por kit hot dog nela? Se sim se eu mudasse ele de lugar tirando debaixo dos banco no porta malas e pusesse perto da roda teria problema????

  8. Eu tenho um cilindro de gás gnv ele estava cheio e meu irmão que já trabalhou com entregas de cilindros de gases levou o mesmo em uma área aberta e esvaziou para mim, só que ele disse que tem esta cheio de óleo dentro do cilindro de gnv, aí fica minha pergunta é normal isso? Como limpa-lo internamente?? Para poder fazer soldagem no cilindro!! trabalho com solda muito tempo e não sei se poderei soldar o cilindro por causa do óleo, não estou com o cilindro no momento ainda está com o meu irmão! É um cilindro de 23 kilos vou fazer um compressor de ar com ele quantas libras, bar, psi de pressão ele suporta?? Obrigado!

    1. Marcelo, os cilindros para gases a alta pressão são sem costura e não devem ser soldados em hipótese alguma. Sugiro enviar para uma empresa de testes qualificada pelo INMETRO.

  9. amigo abasteci o meu carro com gnv o cilindro e de 10m o posto abasteceu com
    incriveis 15m 50% a mais e a pressao na bomba marcava 220 bar o frentista nao soube me explicar o que aconteceu pedi o cupom fiscal .posso entrar na justiça contra o posto ja que nao tenho como saber se realmente esta correto o abatecimento?

    1. Fisicamente não poderia haver 50% a mais do volume com a pressão de 220 bar. Verifique o rendimento do carro para analisar se de fato você teve 50% a mais de autonomia.

  10. Olá tenho um cilindro de 18mtr numa ranger cabine dupla porém o espaço da carroceria é pequeno e não pode utrapaçar a altura da carroceria coloquei mais um cilindro de 24mtr existe algum problema ou riscos estou preocupado tire minha dúvida obrigado

  11. boa noite: Meu kit GNV foi estalado em 2008 portanto tem 9 anos de uso , gostaria de saber quantos retestes posso fazer , e com quantos anos de uso se deva trocar o cilindro

    1. O reteste o cilindro deve ser feito a cada 5 anos! A principio não há limite, mas seria interessante trocar o cilindro a cada 20 anos.

    1. Olá, saudações!
      Li as dúvidas de muitas pessoas aqui na página e gostaria de elogiar a atenção que vocês dedicam em responder a todos. Eu também tenho uma pergunta a fazer.

      Coloquei meu kit gás 5a geração, agora, em abril/2020, numa empresa credenciada pelo Imetro. Sempre que abasteço o cilindro, volto para casa usando combustível líquido para lubrificar o motor, porém, um fato tem me causado estranheza, após um certo tempo (no outro dia), o marcador de pressão passa a marcar um volume menor do que aquele que estava registrando quando sai do posto com o cilindro cheio, porém, sem eu haver usado o GNV. Já voltei na oficina 3x para ver se há vazamento e não acham nada. O que poderia estar acontecendo?

      Sou de Natal/RN
      Meu cilindro é de 7m, mas nunca pega 7m, sempre entra menos.

  12. Ouvi dizer que não posso abastecer se não for para encher todo o cilindro pois acontece um gasto maior no consumo, é verdade ou não ha problema algum em fazer abastecimento sem ser completo? Obrigado

  13. Boa noite! Meu cilindro é de 16 m3 porém entraram 17,48 m3 no último abastecimento. Entretanto ao verificar a pressão da bomba observei que a mesma estava em 220 bar ou algo muito próximo disso. Mas ao olhar o medidor do meu carro vi que estava a 250 bar. Esta situação é normal? Até que pressão ou volume abastecido posso ficar despreocupado?
    Obrigado.

    1. Olá, provavelmente o manômetro do seu carro está descalibrado. Não é possível que a pressão indicada no seu sistema seja maior que a do posto.

      1. isso acontece comigo, instalação do gnv e novo, apenas um mes, q quando completo o tanque no meu chega a 250 bar e no posto acusa 220, porem noto que depois q esfria o cilindro o mesmo cai para 220 esse teste foi feito com carro parado ate esfriar para tirar minha duvida, imaginei q chega ate 250 por causa da temperatura, mais quando esfria o cilindro o mesmo volta ao normal, pode ser isso?

        1. Marcos, independentemente do aumento de temperatura a pressão do seu manômetro não deve ser superior a da bomba. Ou o manômetro do seu carro está descalibrado ou o manômetro do posto!

      1. Tenho um cilindro de 16m,fizemos a limpeza do mesmo. Tiramos todo o óleo e trocamos a válvula do cilindro. Sendo que com cilindro vazio,não entra mais 16m .
        Entra entre 12 e 13m. Ja não sei mais oq fazer.

  14. Olá , gostaria de saber se é seguro trabalhar como frentista em uma bomba de GNV com uma pressão acima de 220 bar, tenho risco trabalhando com uma pressão dessa ?

  15. Ola bom dia.
    Comprei um kit gas novo geraçao 5 so que na hora de regularizar descombri q o cilindro era de 2003 usado.
    Sera que a loja podia colocar o cilindro reutilazado ?
    Porque eu paguei como novo.

  16. Boa tarde!
    Estou em dúvida se instalo um cilindro de 16m³ ou dois de 8 m³. Segundo a informação do vendedor da loja que fiz a pesquisa o ideal seria o de 16m³, porque quando se instala dois cilindros o enchimento não consegue é completo. Esse o formação procede?

  17. Amigo, o mecânico retirou a instalação de GNV da minha S10 restando apenas o cilindro na carroceria que esta com gás, saiu tudo inclusive a tubulação ate o cilindro. Como descartar o gás nele contido, fui abrir a válvula e me assustou a pressão. Posso colocar o carro num terreno e abrir a válvula sem riscos ? Grato

  18. Olá. Tenho duas dúvidas.abastece em so um posto porque é o único na cidade. Sempre 15m as vezes Wim no cilindro de 15m.

    Acho estranho que o normal o carro percorre 175 km.
    E este dias percorreu 160.

    Fui par Santa Catarina e lá além de abastecer os w7, o carro fez quase 200km.

    A pergunta é : existe qualidade de gás? Ou forma de abastecimento pressão da bomba que faça o carro render melhor?

    Foi constatação de uma semana, as velas e filtro de ar são novos e percorro o mesmo caminho todos os dias.

    A minha segunda dúvida é : e possível reclamar a falta de posto a gás em um município. .
    .?

    PO trecho curitiba – São Paulo nao existe posto de abastecimento por 480 km.

    Obrigada.

    1. Em teoria o gás é o mesmo e não existe adulteração. Poderia haver falha na medição da bomba. Quanto aos postos, você pode escrever para a ANP!

  19. Complei uma doblo não tenho experiência em gnv tenho uma dúvida ela tem dois cilindros 8 metros cada ao abastecer so entra 7 metros será que está fechado o registro ?

    1. Olá! Durante o abastecimento o cilindro esquenta e por isso muitas vezes o cilindro não enche toda a capacidade. Em teste se você completar a carga com o cilindro frio, seria possível atingir a capacidade máxima!

  20. Boa tarde! Pretendo fazer a instalação do kit gnv no meu carro (Tucson 2010), só que sou leiga no assunto. Estou na dúvida do cilindro novo ou retestado qual seria o ideal, e se tem como saber se não serei enganada quanto ao comprar o novo e estar levando um retestado. Grata!

    1. Olá! O ideal é utilizar um cilindro novo para garantir a procedência. Você pode pedir o certificado do cilindro para o instalador! No corpo do cilindro também está gravado o ano de fabricação.

  21. boa tarde, uma dúvida …

    antes de abastecer, sempre reparo no manômetro dos postos e noto que o mesmo mostra pressão de 220 bar, mais porque quando vou completar o tanque com GNV no meu veículo ele chega a 240 e as vezes 250 bar.

    imaginei que devido o aumento da temperatura, neste abastecimento o mesmo acusa uma pressão acima de 220 no carro, porém apos esfriar, noto que o mesmo cai para os 220 bar.

    quando você diz que nunca pode abastecer acima de 220 bar, você esta levando em consideração a presãso que mostra no manômetro do posto certo?

    desde que esteja nos postos a 220 bar, sem problemas abastecer mesmo que apos completar o tanque, no carro acuse uns 240 a 250 bar?

    1. Marcos, independentemente do aumento de temperatura a pressão do seu manômetro não deve ser superior a da bomba. Ou o manômetro do seu carro está descalibrado ou o manômetro do posto!

  22. gostaria de saber se um cilindro com 19 anos de fabricado(1999)pode ser requalificado(retestado)para mais 5 anos(2024)ou quando completar os 20 anos(2019)deve ser descartado conforme validade de lei de 20 anos ?aguardo ajuda,muito obrigado.

  23. Olá. O cilindro de GNV do meu veiculo é de 18 m, porem o máximo de metros cúbicos de GNV, que consigo abastecer é de 13,5 metros, o que pode ser?

    1. Edmir, essa diferença é muito grande. Veja qual a pressão do posto ao abastecer e verifique qual o volume em litros do cilindro.

    1. Entendemos que sua pergunta se refere a cilindros com de trabalho de 200 bar. É importante lembrar que existe cilindros com pressão de trabalho diferente. Tendo isso em mente o importante é que qualquer cilindro seja abastecido até a pressão de trabalho especificada.

      Abastecer cilindro com pressão acima da pressão de trabalho especificada poderá comprometer a vida útil do mesmo e em casos extremos danificar permanentemente o mesmo.

      Atenciosamente,
      Equipe Gifel

  24. Meu cilindro é de 16m3, abastecicom eme vazio e só entrou 11 , 6 com a pressão a 220 bar. Isso aconteceupir duas vezes. O que pode ter ocorrido?

  25. Ola..uma dúvida! Fiz uma instalação no meu carro de 16mts..so que quando abasteco e eu abasteço em vários postos diferentes e umas 2 vezes por semana pq trabalho com festa. O meu cilindro nunca passou de 15 mts 3..ao questionar a firma que instalou eles disseram que é normal pq é novo. Já tenho 4 meses de instalação e questionei eles de novo e eles disseram que é a pressão dos postos, ao ver a documentação está lá que eu instalei um de 15mts..sendo que paguei pelo 16. Isso que me falaram é vdd?

  26. Boa noite. Eu tenho um cilindro de gnv 18M. E toda vez que abasteco ouço um chiado que parece ser na tubulação so para quando ja esta quase cheio. Isso e bormal???

  27. Abasteci meu carro e ao entrar no carro percebi o cheiro de gás. Levei a uma oficina especializada mas no momento nao estou podendo realizar o concerto agora. Posso usar meu carro utilizando a gasolina normalmente ou existe algum risco… Não vou abastecer com gás e sim com gasolina. Existe algum risco?obrugadaaaa

  28. Boa noite tenho uma dúvida
    Meu cilindro foi fabricado em 97 e foi feito um reteste em 2017 poço usar até o término dos 5 anos sem problemas se poder me ajudar obrigado

    1. Olá Moises. Uma vez feito o reteste hidrostático, você pode utilizar o cilindro por 5 anos, desde que não haja nenhum incidente, sinais de corrosão, etc.

  29. Ah dois meses instalei um GNV de 15m3 no meu carro.
    Com a pressão da bomba a 220 só entram 12m3.
    Já fui a empresa várias vezes e eles não resolvem.
    O que pode ser?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Quer ser notificado sobre nossas novidades?
Basta se inscrever e enviaremos no seu e-mail.

Converse agora pelo Whatsapp

X
!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando