Equipamentos de Combate a Incêndios 26 jun 2017

Conheça os diferentes tipos de hidrantes e como funcionam

Conheça os diferentes tipos de hidrantes e como funcionam

A rede de hidrantes é um sistema fixo de combate a incêndio. Seus principais componentes são a reserva técnica de incêndio (RTI), tubulação de distribuição, conjunto de bombas de pressurização, válvulas globo e conjunto de mangueiras e esguichos.

Tipos de hidrantes

1. Hidrantes urbanos

Ao caminhar pela cidade, podemos observar hidrantes urbanos nas calçadas. Esse tipo de hidrante não é de responsabilidade da edificação, mas seu abastecimento se dá pela companhia de água da sua cidade.

São instalados na calçada e possuem registro que não permite o seu acionamento por qualquer indivíduo. Existe uma chave específica que fica em poder do corpo de bombeiros, tratando-se da principal forma de liberar o fluxo de água.

2. Hidrantes de recalque

Esse hidrante é localizado em áreas externas dos edifícios, ou na calçada – normalmente sob tampas de ferro. Esses tipos de hidrantes são de responsabilidade particular da edificação. Seu objetivo principal é abastecer o sistema de combate a incêndio, através do caminhão do corpo de bombeiros. Os hidrantes de recalque não devem ser instalados na passagem de veículos ou estacionamentos que possam obstruir o acesso.

3. Hidrantes industriais

Instalados em fábricas, usinas, portos, galpões, etc. Esse tipo de hidrante é específico e calculado para combate a incêndio, considerando vazão e pressão para garantir a proteção de uma edificação ou estrutura específica. Devido às constantes atividades exercidas nesse tipo de local, é fundamental a presença desse tipo de hidrante. São, em sua maioria, de coluna e dispõe de mangueiras e esguichos.

4. Hidrantes de parede (embutidos)

Os hidrantes de parede, em sua grande maioria, são encontrados na parte interna das edificações comerciais e residenciais. Esses hidrantes devem ser utilizados por brigadas e por pessoas treinadas e familiarizadas com o equipamento. Mesmo sendo os mais encontrados, é necessário um treinamento básico para utilizá-lo, pois trata-se de um sistema que trabalha sob pressão, tendo o operador que tomar cuidados para garantir sua segurança.

Ficou com alguma dúvida? Fale conosco para mais informações. A Gifel é uma das principais empresas nacionais atuando no setor de combate a incêndios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Quer ser notificado sobre nossas novidades?
Basta se inscrever e enviaremos no seu e-mail.

Converse agora pelo Whatsapp

X
!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando