Um acumulador armazena fluído sob pressão. Esta pressão é energia potencial, uma vez que ela pode ser transformada em trabalho, podendo servir para funções variadas em um sistema hidráulico.
Acumuladores podem ter um montante específico de fluído sob pressão e armazená-lo, o fluído é liberado quando se necessita de uma tarefa específica a ser realizada, como:
Armazenamento de energia;
Compensação de volume;
Compensação de oscilações de temperatura;
Reserva de emergência;
Amortecedor de choque (golpes de aríete);
Amortecedor de pulsação de bomba;
Diminuição de vibração;
Separador de fluídos.
Compensação de dilatação (em sistemas hidráulicos marítimos)
Adicionar um acumulador a um sistema hidráulico oferece um grande número de vantagens, o que resulta em uma economia substancial de energia e aumento da vida útil do sistema. As aplicações que necessitam de uma grande quantidade de energia por períodos limitados de tempo podem se beneficiar de seu uso.
Hidropneumáticos “tipo pistão, tipo membrana e Tipo bexiga”.
1. Acumuladores carregados por peso
Um acumulador carregado por peso aplica uma força constante ao fluído por meio de carga com grandes pesos. Como os pesos não se alteram, a pressão gerada ao sistema é constante durante todo o curso do pistão.
Os acumuladores carregados por peso, apesar de percursores nesta filosofia de operação, não são muito usados atualmente por causa do seu tamanho e da inflexibilidade na montagem (eles, geralmente, devem ser montados na vertical e ocupam grandes espaços).
2. Acumuladores carregados à mola
Conforme o liquido é bombeado para dentro do acumulador carregado por mola, a pressão no reservatório é determinada pela taxa de compressão da mola. Eles são mais flexíveis do que o tipo carregado por peso. Eles são menores e podem ser montados em qualquer posição. Tem porem algumas desvantagens, como a fadiga da mola.
3. Acumuladores hidropneumáticos
O acumulador hidropneumático é o tipo mais comum de acumulador usado na hidráulica industrial. Esse tipo de acumulador aplica a força do liquido usando um gás comprimido, que age como mola, lembrando que o gás é compressível e o liquido não.
Nota: Em todos os casos de acumuladores hidropneumáticos de aplicação industrial, o gás usado é nitrogênio seco. Ar comprimido não pode ser usado por causa do perigo de explosão, devido à sua possível contaminação pela linha de óleo em contato com o oxigênio presente no ar (21%).
3.1 Acumuladores tipo pistão
Acumuladores tipo pistão consistem de camisa e embolo móvel. O gás que ocupa o volume acima do pistão fica comprimido conforme o liquido é recalcado na camisa. Quando o acumulador fica cheio, a pressão do gás se iguala à pressão do sistema. Normalmente esse tipo de acumulador é utilizado para grandes volumes. Esses acumuladores podem aguentar uma taxa de compressão de gás muito maior 10:1. Entretanto, o pistão dentro do acumulador causa fricção interna que afeta negativamente a velocidade de reação devido ao seu desgaste pela sua movimentação.
3.2 Acumuladores tipo membrana
Acumulador tipo membrana consiste basicamente de dois hemisférios de metal (podendo ser soldados, roscados ou aparafusados) que são separados por meio de uma membrana de borracha. O gás ocupa uma câmera e o liquido entra na outra.
Podem ser fabricados de aço carbono, aço inoxidável ou sobre consulta.
Classe de pressão de até 350 bar ou sob consulta.
Os acumuladores de membrana são utilizados geralmente para volumes pequenos, podendo ser utilizados a uma taxa de compressão de gás de até 8:1.
3.3 Acumuladores tipo bexiga
Este é o tipo mais utilizado em sistemas hidropneumáticos, consiste basicamente de uma bexiga dentro de uma carcaça de metal. Fig 01
O acumulador tipo bexiga é utilizado quando uma grande saída de energia é necessária. Acumuladores especialmente projetados são capazes de operar em pressões máximas de até 1.000 bar. O volume de gás e o volume hidráulico efetivo pode ser a combinação de vários acumuladores em um subsistema hidráulico para atingir a capacidade requerida.
A Gifel oferece os acumuladores de bexiga na classe de pressão de 400 bar na carcaça em aço carbono, em aço inoxidável 200 bar.
Válvula de fluido para volumes de 0,5 e 1 lt com rosca:
3/4 ” NPT
3/4 ” BSP
Válvula de fluido para volumes de 2,5 a 5 lts com rosca:
1 1/4 “ NPT
1 1/4 “ BSP
Válvula de fluido para volumes acima de 10 lts com rosca:
2” NPT
2” BSP
Acessórios para acumuladores
A Gifel também oferece uma série de acessórios para acumulador, a fim de promover mais conveniência e segurança. Observe que os tipos mais comuns de acumuladores utilizados nos sistemas hidráulicos modernos é o tipo preenchido com gás nitrogênio.
Voltada a isso a Gifel tem em sua linha de produto dispositivo universal (carregador) para testar a pressão do gás nitrogênio, e os testes devem ser realizados no mínimo uma vez por mês. Dispositivos de carregamento móvel de nitrogênio também estão disponíveis para o reabastecimento do gás ou mudança da pressão pré-estabelecida. fig 02
A Gifel possui os melhores acumuladores hidráulicos do mercado, e em conjunto, nossa equipe possui grande conhecimento sobre esse tipo de equipamento, fornecendo ao cliente o melhor guia e sugestões para garantir que todos os acumuladores se mantenham seguros para uso.
Nota:
Os acumuladores são reservatórios de pressão, e por isso devem ser manipulados com cuidado. Para aumentar sua segurança, elementos especiais de fixação estão disponíveis.
Além disso, um acumulador nunca deve ser instalado sem um controle de bloqueio de desligamento.
4 thoughts on “Tudo sobre acumuladores hidráulicos”
Boa tarde .trabalho com calibração de acumuladores para colhedoras.e manutenção em máquinas .vc vende acumulador de membrana volume 1litro.tenho CNPJ
Boa tarde .trabalho com calibração de acumuladores para colhedoras.e manutenção em máquinas .vc vende acumulador de membrana volume 1litro.tenho CNPJ
Ola Junes, tudo bem?
Não trabalhamos com este material, porém fique sempre ligado no nosso site e entre em contato caso precise!
Atenciosamente,
Equipe Gifel
Boa noite , gostaria de saber se vcs ministran
Cursos, sou mecânico de manutenção mas tenho pouco conhecimento nesta área
Olá Anderson, tudo bem?
Não ministramos cursos, apenas vendemos produtos.
Atenciosamente,
Equipe Gifel.