Tornados de ventos são comuns, principalmente nos EUA. Já foram registrados inúmeros casos, em que ventos fortíssimos, varreram cidades e causaram danos graves por onde passaram.
Os tornados de ventos, ou mais conhecidos como furacões, são ventos extremamente fortes que formam um cone. Possuem um grande poder de devastação.
Porém, este não é o único tipo de tornado que existe. Você sabia?
Muito pouco conhecido, os tornados de fogo, são fenômenos naturais raríssimos, pois ocorrem em condições muito específicas no que se diz respeito à temperatura e comportamento das correntes de ar.
Áreas florestais possuem maior incidência de correntes ascendentes e convergentes de ar quente, sendo assim, são os lugares mais comuns onde há ocorrências de tornados de fogo. Atingem, geralmente, 50 metros de altura e sua duração varia entre alguns segundos a cerca de 20 minutos.
Apesar de devastador, é um fenômeno lindo e há poucos registros em fotos ou vídeos. O caso mais fantástico já registrado, ocorreu na região de Hifukusho-Ato, Tóquio, em 1923, durante o Grande sismo de Kantõ (Um violento sismo na região de Kantõ, na ilha japonesa de Honshu às 11:58 da manhã de 1 de setembro de 1923. (Várias fontes indicam que o abalo foi extremamente longo, entre 4 e 10 minutos). O tornado de fogo, nesta ocasião, durou apenas 15 minutos, mas foi tão assolador, que matou mais de 38 mil pessoas.