Tipos de extintores e suas aplicações

22 jul

Extintor de Incêndio

Conheça mais sobre esse acessório indispensável na segurança contra incêndios, tipos de agentes extintores quando devem ser utilizados

Qualquer local que apresente a possibilidade de em algum momento sofrer um incêndio precisa contar com equipamentos extintores que vão ajudar a combatê-lo de forma eficaz sem que as chamas se espalhem e tragédias maiores ocorram. Extintores de incêndio são equipamentos de segurança indispensáveis que vão de forma rápida extinguir o foco de incêndio se forem utilizados de forma correta e se forem do modelo certo para aquele tipo de chama.

São equipamentos obrigatórios para que um empreendimento funcione, seja ele um comércio, um galpão, uma fábrica ou um conjunto habitacional, em todos os casos o Corpo de Bombeiros exige a presença de extintores nestes imóveis, independente do risco que possam apresentar ou tamanho.

No mercado há diversos modelos de extintor, cada um com uma função específica direcionadas para um tipo de foco de incêndio. Por conta disso, antes de comprar o extintor para seu imóvel o proprietário precisa saber qual se adequa às suas necessidades, levando em consideração os tipos de incêndio que podem ocorrer.

Classes de Incêndio e extintores.

Muitos podem pensar que todo incêndio é igual e que não há uma separação técnica para cada tipo. Pois bem, na verdade cada tipo de incêndio leva uma classe de  identificação que ajuda no momento da escolha do agente extintor para apagá-lo. São elas:

Classe A

Esse tipo de incêndio é identificado no rótulo do extintor com um triângulo verde, os agentes extintores utilizados são água, espuma mecânica e pó químico do tipo ABC, funcionando contra incêndios em madeira, papel, borracha ou plástico.

Classe B

Indicado por um quadrado vermelho é aplicado  em incêndios a partir da queima de líquidos inflamáveis. Os agentes utilizados são pó químico, gás carbônico (CO2) e pó químico.

Classe C

Os incêndios que começam a partir de um curto elétrico são indicados pela cor azul nos rótulos dos extintores e são extintos através da utilização de agentes não condutores, como pó químico e CO2

Classe D

Indicado pela cor amarela em uma estrela, esse tipo de incêndio ocorre em metais combustíveis, ou pirofóricos como pó de zinco, sódio, magnésio, alumínio, antimônio e etc. Os agentes utilizados nesse tipo de incêndio são pó químico com fosfato monoamônico e gás carbônico (CO2).

Classe K

Quando incêndios partem da queima de óleos e gorduras são indicados por um quadrado da cor preta. Os incêndios de Classe K ocorrem muito em cozinhas industriais e são extintos com um agente específico alcalino que provoca uma reação nesse tipo de incêndio conhecida como saponificação.

Uso de agente diferente  em incêndios de outra classe

Há um risco muito grande na utilização inadequada de modelos extintores em classes de incêndio onde ele não tem efetividade. Como já foi apresentado no parágrafo acima, cada tipo de incêndio precisa receber uma carga extintora de um agente respectivo à sua classe, A, B, C, D ou K.

Se uma pessoa utiliza um modelo diferente em uma classe específica há o risco de piorar o incêndio ou outros acidentes podem ocorrer por conta do mau uso do agente. Um exemplo,  se um posto de gasolina sofre um incêndio através da queima de um líquido combustível e no momento do combate ao incêndio for utilizado água ao invés de pó químico ou CO2, o único efeito será o líquido inflamável se espalhar com as chamas. Ou em uma ocasião em que a água é utilizada em um ambiente com equipamentos elétricos, seu uso pode causar curtos que provocam  mais incêndios ou choques em quem está utilizando o extintor.

Por isso  é importante contar com profissionais qualificados para que o agente extintor escolhido na hora da instalação seja o adequado às classes de incêndio possíveis em seu imóvel. A Gifel pode ajudar você a escolher o melhor modelo para o seu empreendimento com apoio de profissionais especialistas no assunto. Entre em contato e tire suas dúvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *