Para que a vazão das mangueiras de combate a incêndios seja liberada da forma correta, utilizam-se os esguichos: equipamentos importantes que se conectam na ponta das mangueiras auxiliando na regulagem e direcionando o fluxo de água, bem como a quantidade, que será aplicada no local de fogo. Eles são peças imprescindíveis na utilização dos agentes extintores.
O esguicho ideal possui as seguintes características:
● Resistência a choques mecânicos;
● Resistência a pressões estáticas e dinâmicas;
● Regulagem de tipo de jato (sólido ou neblina);
● Seleção de vazão;
● Fechamento rápido.
Os esguichos reguláveis são aqueles que oferecem maior controle no momento da vazão. São diversos os modelos comercializados pela Gifel, podendo o operador escolher aquele que se adapta melhor a sua utilização e tipo de trabalho. No combate a incêndio, em geral, utiliza-se o de menor diâmetro, de 1 ½ polegadas (38 mm), mas há também a opção de 2 ½ polegadas (63 mm).
Vantagens
● Ajuste do tipo de jato para cada utilização: compacto e neblinado.
● Aplicação de forma contínua ou por pulsos (jatos compassados). Isto é possível devido ao sistema de manopla que faz com que a abertura se abra ou feche rapidamente com a passagem da água.
● Regulagem na abertura de jato, variando com rapidez do ângulo mínimo a 180°, fazendo com que o jato em neblina tenha grande abrangência e permitindo que o operador troque rapidamente para o jato sólido longitudinal.
● Função “flush” que auxilia na limpeza do esguicho após a utilização de espuma ou liberação de detritos.
A Gifel possui uma grande variedade de esguichos reguláveis que se adequam à sua utilização. Saiba mais clicando no menu acima e conheça toda a linha e suas especificações.