Tipos de Canhão Monitor e sua eficiência no combate a incêndio

12 nov

O canhão monitor é um equipamento utilizado para o controle de sinistros ou extinção de incêndios nas situações em que se deseja aplicar de modo eficiente uma grande quantidade de água mantendo-se a uma distância segura do foco do risco.

Fabricados com as mais diversas capacidades, quando associados aos esguichos adequados, os canhões monitores servem como equipamentos complementares aos sistemas fixos, como as câmaras de espuma, ou mesmo substituindo-os quando estes são danificados.

O canhão monitor deve ser utilizado associado a um esguicho projetado para a aplicação desejada e ser capaz de suprir água na vazão e pressão especificada. O uso de canhões de vazão menor que a do esguicho irá comprometer a eficácia da operação, no que se refere a alcance e quantidade de água aplicada.

Os canhões, dependendo do esguicho associado, podem ser utilizados para aplicar água, espuma ou mesmo jatos de pó químico associado à água e/ou espuma.

Ao contrário dos esguichos manuais, estes equipamentos normalmente possuem maior alcance, mais vazão e, apesar disto, requerem menos profissionais para sua operação oferecendo mais segurança. A vazão dos canhões monitores pode variar desde 700 até 20.000 litros por minuto.

Os canhões, em sua maioria, são dotados de mecanismos que possibilitam seu manuseio com mínimo de esforço, como os volantes que permitem regular sua elevação e o seu giro horizontal, possibilitando dirigir o jato para o ponto desejado.

O risco a proteger irá definir qual o esguicho, entre as diversas configurações existentes, é o ideal para a situação. Em um próximo artigo trataremos com mais profundidade dos esguichos e suas aplicações.

Os canhões monitores são divididos em duas classes básicas que são canhões monitores fixos e canhões monitores portáteis.

Canhão Monitor Fixo

Os canhões fixos são instalados em pontos específicos de uma rede de combate a incêndio, próximo aos pontos de risco previamente determinados e permitindo uma resposta mais rápida no caso de um sinistro. Uma válvula de controle deve ser instalada junto ao canhão de modo a permitir o controle do fluxo de água, uma vez que o canhão é, normalmente, um conduto aberto.

Devido à sua condição “prisioneira”, a seleção do local de sua instalação deve ser cuidadosamente analisada por especialistas.

Canhão Monitor Portátil

São equipamentos que possuem uma base, normalmente um conjunto de “pés” que permitem seu posicionamento sobre o piso, dotados de conexões que possibilitam a alimentação com água a partir de uma ou mais linhas de mangueiras que, por sua vez, são conectadas a hidrantes ou outras fontes de suprimento de água.

Embora necessitem de um tempo maior para sua preparação para o uso, possuem a vantagem da flexibilidade, permitindo sua utilização em diversos cenários, alimentados a partir de hidrantes e, mesmo em locais onde não haja uma rede de incêndio, uma vez que podem ser alimentados por caminhões tanques, por exemplo.

Sua utilização requer cuidados quanto à angulação do jato de água em relação à horizontal para evitar que o canhão seja deslocado pela força de reação. Nestes casos é necessário “ancorar” o canhão.

Alguns canhões “portáteis”, são assim classificados pelo fato de não estarem aprisionados a uma rede de incêndio, mas, dependendo de seu tamanho, são montados em carretas para permitir seu deslocamento.

Classificação dos canhões quanto à forma de operação.

Os canhões monitores, quanto à sua forma de operação, podem ser divididos em canhões de operação manual, canhões operados por controle remoto e canhões auto oscilantes. Estes dois últimos podem ser projetados para também operar na condição manual, se necessário.

Canhão Monitor Operação Manual

O canhão monitor para operação manual, é o mais comum dos tipos encontrados e depende totalmente da ação humana para controlar a direção do jato do agente extintor. Este controle é mais frequentemente realizado pela utilização de volantes que permitem o manuseio mais cômodo.

Alguns equipamentos são dotados de trava de segurança para impedir que, inadvertidamente, o operador posicione o jato em uma direção que tenda a deslocar o equipamento.

Canhão Monitor Auto Oscilante

Podendo ser fixo ou portátil, o monitor auto oscilante possui um dispositivo especial que utiliza a própria água para causar um movimento oscilante permitindo uma varredura de uma área com um jato de água, como um pátio de estocagem, entre outras aplicações.

Muitos destes equipamentos são dotados de controle que possibilitam ajustar o ângulo e a velocidade do movimento oscilatório e podem, ainda, ser posicionados para aplicar o agente em um ponto determinado, como se fosse um canhão monitor regular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *