Quais são as aplicações do cloro?

19 nov

Aplicações do cloroO elemento cloro se tornou muito conhecido devido à utilização na água potável. A água é encontrada em rios e nascentes e não é viável consumi-la sem antes tratá-la adequadamente.

A adição de cloro na água permite a eliminação dos microorganismos patogênicos, tornando a água potável e própria para o consumo.

Saiba mais:

O cloro se trata de um elemento químico cujo símbolo é Cl e número atômico 17, com massa atômica 35,5 u. Em temperatura ambiente, encontra-se em sua forma biatômica (Cl2): um gás muito tóxico e de odor irritante.

Você já se perguntou como o cloro atua, matando as bactérias? Primeiramente, o cloro reage com o hidrogênio presente na água e neste momento ocorre uma liberação de oxigênio. Esta reação é responsável por matar as bactérias por oxidação (Processo conhecido como cloração da água).

Mas a aplicação do cloro não é só essa, como muitos pensam. O cloro também é usado na confecção de papel, sendo responsável pelo branqueamento da polpa de celulose. Além disso, é usado na produção de PVC (policloreto de vinila).

O cloro possui uma aplicação importante na síntese de compostos orgânicos e inorgânicos, como o tetracloreto de carbono (CCl4) e o clorofórmio (CHCI3).

A Gifel comercializada Cilindros de Cloro de diversas capacidades, fabricados e testados por profissionais experientes e altamente qualificados pelos processos mais exigentes.

Curta essa página

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *