Alguns incêndios necessitam de maneiras específicas para que o combate seja feito da maneira mais correta e segura. Um exemplo de agente usado para casos específicos é a Espuma Mecânica.
O uso de espuma mecânica é ideal para combate a incêndios classe B (líquidos inflamáveis, graxas e gases combustíveis), já que age primariamente por abafamento e depois por resfriamento. Além disso, ela dificulta a reignição. Também é eficiente para incêndios classe A.
Essa espuma se forma quando o LGE (Líquido Gerador de Espuma), um detergente concentrado e especialmente formulado conforme a NBR 15511, entra em contato com a água e ar.
Anteriormente, o LGE funcionava de maneira química e era produzido com proteína animal (LGEs Proteinicos e Fluoroproteinicos), até chegar no LGE que é usado hoje, que possui grandes vantagens quando o assunto é performance:
- Possibilidade de uso com água do mar
- Melhor atuação em incêndio com derramamento de líquidos
- Rápido abate às chamas (Knock Down)
- Uso em extintores portáteis
- Melhora a atuação da água em incêndios classe A (papeis, tecido, madeira)
Para que seja eficiente, a espuma tem que ter algumas características físicas importantes:
Fluidez
Toda a superfície do incêndio deve ser coberta com rapidez.
Resistência ao calor
O volume de espuma empregado deve ser capaz de resistir aos efeitos do calor que o fogo remanescente irradia por meio do vapor dos líquidos.
Contenção de vapores
A cobertura de espuma deve ser capaz de conter os vapores inflamáveis, selando o combustível e minimizando os riscos.
Baixa densidade
A espuma deve flutuar sobre o combustível, formando o chamado ‘’Colchão de Espuma”.
Vantagens do uso da espuma mecânica
- Abafamento: O combustível é isolado do comburente
- Confina o incêndio: A espuma faz com que o incêndio seja extinto por partes, mantendo a proteção e reduzindo a área em chamas
- Contorna obstáculos: Por causa de sua fluidez, a espuma contorna mais facilmente os possíveis obstáculos
- Resfriamento: Por ter pelo menos 94% de água em sua fase líquida, atua também resfriando a superfície do combustível e os sólidos próximos.
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