A NBR ISO 9809 – “Cilindros para gases – Cilindros de aço sem costura, recarregáveis, para gases – Projeto, construção e ensaios” é dividida em 3 partes:
1. Cilindros de aço temperado e revenido com resistência a tração inferior a 1.100 Mpa
2. Cilindros de aço temperado e revenido com resistência a tração superior ou igual a 1.100 Mpa
3. Cilindros de aço normalizados
A norma especifica os requisitos mínimos que envolvem: material, projeto, construção e acabamento, bem como os processos de fabricação, inspeção e os ensaios na fabricação dos cilindros (temperados e revenidos ou normalizados) sem costura, recarregáveis, para gases e com capacidade de água de 0,5L e 150L para gases comprimidos, liquefeitos e dissolvidos.
O objetivo da parte 1, a qual esse artigo refere-se, é criar um equilíbrio entre o projeto e a eficiência econômica visando a aceitação universal.
A NBR ISO 9809 pretende eliminar as preocupações existentes sobre inspeções duplicadas e restrições devido à falta de normas definitivas no Brasil e no mundo. A parte 1 não deve ser interpretada como a adequação da prática de qualquer nação, ela somente aborda os requisitos gerais de construção e projeto, além de inspeção inicial.
Como saber se o cilindro está de acordo com a mudança?
Para assegurar que os cilindros estão de acordo com a nova norma, eles devem ser submetidos à ensaios e inspeção por um organismo autorizado.
Os materiais para fabricação dos cilindros devem estar incluídos em uma das categorias abaixo:
- Aços para cilindro reconhecidos internacionalmente
- Aços para cilindro reconhecidos nacionalmente
- Novos aços para cilindro resultantes do progresso técnico.
O material utilizado deve ter propriedades antienvelhecimento e deve ser acalmado com alumínio ou silício.
Além disso, os graus de aço utilizados na fabricação devem ser compatíveis com o serviço de gás aos quais são destinados.