Você conhece o sistema fixo Inergas? Nesse artigo vamos explicar um pouco sobre esse sistema e o agente extintor utilizado no mesmo.
O sistema Inergas é uma instalação que age de forma automática no combate ao incêndio através de um projeto feito dentro de regras estabelecidas pela norma NFPA-2001 de Agentes limpos para classes A, B e C, que reduzem o oxigênio no ambiente em combustão para extingui-la.
O Agente extintor INERGAS / IG-541
Um agente extintor do tipo IG-541 é composto por 52% de nitrogênio, 40% de argônio e 8% de CO2. No entanto, em caso de incêndio, quando o Inergas é descarregado, ele se mistura com o ar presente na sala para criar uma mistura composta por 67,3% de nitrogênio, 12,5% de oxigênio, 17% de argônio e 3,2% de dióxido de carbono, promovendo a preservação da vida humana e completa extinção do incêndio no ambiente proporcionado pela redução da taxa de oxigênio a níveis inferiores a 15% de concentração.
Segurança do Inergas / IG-541
Esta mistura de descarga torna o Inergas singularmente único. Nenhum outro gás inerte tem a capacidade única de extinguir rapidamente um incêndio e, simultaneamente, fornecer um ambiente seguro para qualquer pessoa dentro da área ocupada, mantendo a oxigenação do sangue arterial e o desempenho mental em baixos níveis de oxigênio.
Igualmente importante, ao contrário de alguns agentes químicos gasosos de supressão de incêndio, o Inergas não cria e nunca poderia criar uma reação com um incêndio subprodutos tóxicos ou corrosivos extremamente nocivos.
Este é um grande argumento de segurança para os agentes de supressão de incêndio que não criam subprodutos tóxicos, como o Inergas.
Aqui estão alguns dos argumentos de segurança de que você pode se beneficiar ao escolher um agente de supressão de incêndio que não crie subprodutos tóxicos:
- O Inergas não cria subproduto de gás tóxico e nem produz subprodutos tóxicos que podem ser extremamente nocivos para a saúde das pessoas e dos animais e ao meio ambiente..
- Não cria condições para incêndios que não existiriam sem a presença do agente de supressão de incêndio.
- Além disso, o Inergas não consome oxigênio e não está sujeito à reação exotérmica com o incêndio, que pode produzir altas temperaturas que podem ser extremamente nocivas para a saúde.
Sistemas fixos de Inergas são automatizados, seu acionamento pode ser feito por sistemas de detecção de incêndio integrados ao acionamento remoto e manual. Conta com acessórios como alarmes e controles de ventilação.
Os sistemas de Inergas, ofertados pela Gifel são da mais alta tecnologia, com maior confiabilidade e segurança. Além disso, a estrutura é simples e o design das peças é otimizado para melhor desempenho e suporte técnico em campo.