
É muito comum algumas pessoas indicarem problemas correlacionados ao uso do GNV no entanto, segundo estudiosos, a utilização do gás não traz nenhum risco ao automóvel no quesito mecânico, porém, alertam para a necessidade de manter os olhos abertos para a manutenção preventiva do veículo e a utilização de produtos de boa qualidade.
Outro fator importante para manter seu sistema de GNV em boas condições é fazer a revisão do sistema, para renovar a utilização do gás conforme os padrões da INMETRO, algo que pode ser feito em qualquer oficina autorizada pelo INMETRO. Quando observado tais detalhes, tanto o sistema GNV quando ao próprio veículo estarão livres de qualquer problema relacionado a tal utilização.
Mas, vale frisar que não existe nenhuma prova de problemas causados pela utilização desse combustível. O que se pode atestar, em alguns casos, os problemas não são gerados pelo sistema de GNV mas sim por outros itens, como por exemplo, a utilização de óleo de baixa qualidade entre outros. O único problema que pode ser atribuído ao sistema de gás é nas velas, que devem ser trocadas a cada 40 mil km rodados em um veículo de alimentação comum, no caso dos a gás, devem ser trocados com 15 mil rodados.
Portanto, podemos dizer que o GNV não danifica a mecânica do carro e muito menos seu funcionamento, além de ser um combustível que faz bem ao planeta, é econômico, algo que nos dias de hoje vale muito a pena ser levado em consideração.
Alguns cuidados preventivos com o GNV
O motorista interessado em instalar ou averiguar seu sistema é necessário procurar por oficinas especializadas que sejam licenciadas pelo INMETRO, já que as normas são bem rigorosas para uma circulação e utilização segura do produto. Caso queira mudar a utilização de combustível de seu carro para o GNV é necessário informar ao DETRAN, para isso basta levar comprovante de residência, CRV, CPF e RG.
Vantagens do GNV
- Um dos pontos fortes é a vida útil do escapamento que aumenta consideravelmente.
- Geralmente dizem que o GNV entope os bicos injetores, na verdade, isso é um mito, o GNV na verdade desentope os bicos.
- Outro ponto importante é o fato do óleo do veículo não ser contaminado pelo combustível, podendo gerar cerca de 1 mil a 2 mil quilômetros de vida útil para o óleo.
- Carros com uso de GNV tem redução de IPVA em alguns estados.
- Um dos pontos mais importantes é a economia desse tipo de combustível, podendo chegar até 70%.
- Menor envio de gases que danificam a camada de ozônio.
- E segundo pesquisas a reserva de gás é o dobro em relação ao petróleo.
Caso esteja interessado em fazer a transformação, não esqueça de procurar uma empresa que realmente trabalha dentro das exigências da INMETRO, caso tenha mais alguma dúvida, seja a respeito do sistema ou do próprio cilindro de gás, entre em contato com a Gifel, que nós teremos o maior prazer de sanar quaisquer dúvidas.