Cuidado com fogo em óleos de cozinha

23 out
Categorias: Dicas

Cuidado com fogo em óleos de cozinha

Apagar o fogo em óleos de cozinha pode não ser uma tarefa muito fácil, pois o uso inadequado de extintores e, principalmente jogar água no local, pode ocasionar explosões e propagar o incêndio. Diante disso, os cozinheiros e demais colaboradores devem receber treinamento de como agir para conter as chamas.

Como apagar o fogo na cozinha

Jogar água sobre o óleo pegando fogo traz sérios riscos de acidentes. O óleo possui densidade menor que a água e flutua sobre o líquido. O ponto de ebulição da água é igual a 100ºC ao nível do mar, diante disso, quando o óleo estiver pegando fogo, vai apresentar uma temperatura superior a essa.

Extintores classe K

Uma cozinha industrial deve conter um extintor ideal para apagar incêndios, os quais são ocasionados por óleos, gorduras e banhas. As chamas além de causarem acidentes de trabalho e queimaduras, podem resultar em danos e degradar ao local.

Dentre os modelos ideais para proteção de incêndios está o extintor Classe K, os quais se enquadram nas normas internacionais, como a NFPA 10. O produto é carregado com um agente extintor especial a base de acetato de potássio que forma uma espuma ao entrar em contato com as chamas, resfriando e isolando o combustível do oxigênio. Os extintores devem estar fixados em paredes, com fácil acesso dos funcionários de um estabelecimento, além da empresa ter o compromisso de treinara equipe para manuseio do equipamento.

Sistema Saponificante

Além do extintor, é recomendável que a cozinha seja dotada de um sistema fixo de agente saponificante que pode atuar automaticamente. Este sistema dispõe de detectores de temperatura que acionam o cilindro com o agente extintor classe K em caso de aumento de temperatura nas coifas.

Métodos para evitar incêndios em cozinhas

O uso de técnicas como usar luvas adequadas para fritar alimentos, bem como panelas em tamanhos ideais, são métodos que auxiliam a evitar incêndios em cozinhas. Controlar a temperatura do fogo e avaliar a qualidade do óleo também são medidas que preservam problemas com fogo e explosões no local.

A Gifel fornece uma variedade de extintores e equipamentos para incêndios, com soluções adequadas aos diferentes estabelecimentos. Consulte-nos e conheça nossos projetos!

Comentários
1 Comentário
  1. Nelson Camargo

    A Gifel comercializa o BKR-200 uma proteção para cozinhas industriais com sistema fixo por saponificaste de baixo PH chamado de Komet K Plus.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *