Conheça um pouco mais sobre a Carreta Gifel CAF (Compressed Air Foam)

07 out

As carretas CAF (Compressed Air Foam), são sistemas de espuma pressurizada de alta energia que misturam uma solução de espuma criada através de um dosificador de água e extrato associada a nitrogênio, disponibilizado por um cilindro de alta pressão. Podem também ser constituídas por uma Bomba de Incêndio, compressor rotativo e dosificador de espuma automático, uma tecnologia que em conjunto cria uma mistura interna de bolhas de tamanho uniforme, pequenas e duráveis.

Graças à pressão desse equipamento, uma turbulência é formada no interior da mangueira, à medida que aumenta o volume de espuma o alcance do jato aumenta. O CAF foi originalmente criado para aplicações em incêndios florestais, mas hoje é utilizado em locais urbanos, principalmente em incêndios em edifícios, instalações industriais, petrolíferas e especialmente em locais onde não há rede de hidrantes disponível.

Vantagens e aplicabilidade

Sua vantagem está na economia do uso de água como agente extintor, além disso requer menos pessoas no seu manejo ao contrário de mangueiras com água, reduzindo os gastos e liberando pessoas para outras tarefas no momento do incêndio.

A utilização de espuma da classe A no combate a incêndios estruturais tem sido muito utilizada nos últimos anos, sendo que a sua vantagem está principalmente em relação à água. Gera maior permeabilidade à água e um abafamento melhor quando sua aplicação é feita em incêndios com combustíveis sólidos, penetra mais facilmente no foco terminando a combustão com mais rapidez. Além disso, reduz a quantidade de compostos prejudiciais resultantes da combustão, mantendo o isolamento do material ao contato do ar.

Utilizar espuma reduz muito as temperaturas no combate ao incêndio, dado à taxa de absorção da mistura. Se utilizadas misturas de Classe B, aumenta-se consideravelmente a eficácia dos Corpos de Bombeiros no combate de incêndios em combustíveis líquidos, garantindo, após a extinção do fogo, o abafamento dos seus vapores e consequentemente o risco de reignição. A Carreta GIFEL CAF é ideal para locais onde não há hidrantes nas proximidades, como em marinas, aeroportos regionais, edifícios, entre outros.

Preferência e desempenho

O desempenho dos Sistemas de Espuma de Ar Comprimido foi comprovado na supressão de incêndios, agindo de forma mais eficaz em uma variedade de ambientes. Seu uso tem sido habitual também em heliportos e helipontos, locais de armazenamento de líquidos e gás de xisto, refino, instalações de produção mineral, arranjos em marinas, aviação etc.

Carretas Gifel CAF são montados em skids, fixos e móveis, sendo independentes. Armazenando sua própria energia de propulsão, eliminando a necessidade de agente externo ou fonte alternativa. As unidades são projetadas e concluídas com os mesmos padrões aprovados em normas internacionais.

A Gifel pode ajudar você a escolher o melhor modelo para o seu empreendimento com apoio de profissionais especialistas no assunto. Entre em contato e tire suas dúvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *