Conheça os diferentes tipos de incêndio

17 ago
Categorias: Dicas

Conheça os diferentes tipos de incêndio
Os incêndios são categorizados pelas classes A, B, C, D e K. No entanto, embora os extintores sejam de fácil manuseio cada modelo conta com especificações adequadas para combater aos incêndios. As chamas podem ser ocasionadas por diferentes combustíveis, fontes de calor ou comburentes, portanto é essencial conhecer com antecedência quais métodos devem ser usados.

Modelos de extintores de combate a incêndio

O mercado disponibiliza extintores com finalidades variadas. Confira alguns modelos:

•Extintor Água (H2O)

O extintor na categoria de água (H2O) funciona por resfriamento e permite transformar água em vapor, agindo por abafamento. O modelo é utilizado para incêndios na classe A.

•Espuma

A categoria espuma tipo AFFF/ARC desempenha um filme aquoso sobre o combustível, além de resfriar a substância. O modelo é usado para combater fogos na classe A e B.

•Gás carbônico (CO2)

O modelo de extintor com gás carbônico deve ser usado em ambientes amplos e nos incêndios nas categorias BC. O produto funciona por abafamento e resfriamento.

•Pó Químico

O pó químico interrompe a combustão e age por abafamento. O extintor é ideal para diferentes tipos de composição tais como: BC, ABC e D.

•Compostos halogenados (Fe-36)

Os extintores halogenados provocam a quebra de reação em cadeia e não danifica equipamentos sensíveis, como eletrônicos. O modelo é aplicado em classes A, B e C.

Conheça as classes de incêndio

Os incêndios são caracterizados por diferentes classes, confira informações abaixo e saiba como agir em caso de situações de emergência:

•Classe A

O incêndio em materiais sólidos como papel, tecido, algodão, borracha e madeira se enquadram na Classe A. O equipamento deixa os resíduos com características cinza e em carvão.

•Classe B

Se enquadram na categoria de classe B incêndios em gases inflamáveis, sólidos e líquidos, como gasolina, óleo, querosene, parafina, graxas e tintas. Em caso desses incêndios recomenda-se usar extintores a base de pó químico e gás carbônico.

•Classe C

A categoria de incêndios em Classe C incluem danos em equipamentos elétricos, máquinas, transformadores, geradores, motores e quadros de força de energia. Os extintores em pó químico e em gases são excelentes opções.

•Classe D

Os incêndios da Classe D caracterizam incêndios em metais pirofóricos como magnésio, lítio, antimônio, selênio, urânio, potássio e zircônio. O rompimento das chamas pode ser feito com extintores com pó químico especial, referentes a cada categoria de metal.

•Classe K

Comum em cozinhas industriais e residenciais, os incêndios em Classe K, costumam ocorrer durante o preparo de alimentos como fritadeiras, fornos elétricos e grelhas. Para solucionar o problema é recomendado utilizar extintores a base de Acetato de Potássio diluída em água.

Para evitar casos de incêndios contrate a Gifel, empresa destinada ao setor de engenharia de incêndios e com vasta experiência em apresentar os melhores sistemas de combate ao fogo. A empresa possui uma linha completa de extintores para atender todas as classes de incêndio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *