Conheça os 5 equipamentos essenciais para o combate a incêndio

07 jan

Para o combate a incêndios existem muitos equipamentos que trazem sua particularidade, seja na forma como devem ser utilizados, o objetivo para o uso e tipo de incêndio que vão ser necessários. Cada dispositivo é projetado especificamente para lidar com as diferentes classes de fogo em uma variedade de ambientes, se você está querendo descobrir quais equipamentos de combate a incêndio são essenciais, separamos 5 deles para que pelo menos parte de suas dúvidas sejam sanadas.

Extintores de incêndio

A maioria dos edifícios e imóveis comerciais contam com uma diversidade de equipamentos portáteis de combate a incêndios, esta gama de equipamentos é projetada para ajudar a conter pequenos incêndios antes que eles se espalhem e se tornem grandes demais para serem controlados.

Extintores de incêndio portáteis estão disponíveis com vários agentes extintores diferentes para ajudá-lo a combater uma chama. Um extintor portátil pode conter, água, espuma, pó seco, CO2 e químicos.

Cobertores anti-chamas.

Os cobertores anti-chamas foram projetados para abafar os incêndios da classe F, que é alimentada por óleos e gorduras de cozinha. Naturalmente, cobertores resistentes ao fogo são instalados em ambientes de cozinha, onde a chance de um incêndio classe F é maior.

Sprinklers

O Sistema de extinção de incêndios através de Sprinklers é uma parte eficiente de qualquer sistema de proteção contra incêndio, servindo como a primeira linha de defesa contra incêndios repentinos. Um sistema sprinkler de extinção de incêndios fornece água suficiente para suprimir as chamas antes de ficar fora de controle. Eles oferecem proteção segura, dando tempo extra para uma evacuação segura do edifício. Esses sistemas de tubulação molhada provaram seu valor no controle de riscos sem grandes danos.

Sinalização

Todos os equipamentos de incêndio devem ser acompanhados por sinalização padrão, pois ajudam os usuários a identificar a localização e o tipo de equipamento que eles podem acessar em uma emergência. Há uma série de regulamentos diferentes quando se trata de sinalização de segurança contra incêndio. Cada peça do equipamento é acompanhada por um padrão para manutenção e instalação. O guia correspondente conterá mais informações sobre a sinalização e onde deve ser localizada.

Alarmes de fumaça

Alguns tipos de equipamentos de segurança contra incêndio são projetados para detecção. Os alarmes de fumaça devem ser instalados em todos os edifícios comerciais e domésticos. Se você é um proprietário, a legislação para a instalação de alarmes de fumaça varia de estado para estado. Você pode encontrar mais informações sobre suas obrigações no site do governo estadual.

Manutenção e cuidados

Os extintores são uma das ferramentas mais importantes disponíveis no combate a pequenos incêndios. Sua importância e eficácia não podem ser subestimadas: cerca de 90% dos incêndios são interrompidos com extintores antes que tenham a oportunidade de crescer e causar mais destruição.

Por serem tão eficazes, é essencial que tenham uma manutenção adequada para que possam ser usados ​​com eficiência a qualquer momento. Mas a manutenção não é uma tarefa simples. Ela exige verificações vigilantes de profissionais, e essas verificações devem ser realizadas de acordo com os regulamentos.

Assim como todos os outros tipos de equipamentos, que precisam estar de acordo com as normas e receberem manutenção preventiva no período certo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *