Conheça o GNV (Gás Natural veicular) e suas principais aplicações.

17 fev
Categorias: tipos de cilindros

O gás natural veicular(GNV) é uma molécula de metano que ocorre na natureza de forma associada ou não ao petróleo e abastece centenas de milhares de veículos no Brasil e cerca de 23 milhões de veículos em todo o mundo. Esse número vem crescendo no país, pois somente entre janeiro e setembro de 2021, houve um aumento de 107% de carros convertidos a GNV se compararmos com o mesmo período de 2020, muito em função do aumento do custo do petróleo bruto e do dólar, moeda que rege seu valor em caráter internacional.

O gás natural é incolor e inodoro, fácil de queimar e normalmente consiste em 90% gás metano, é uma das principais fontes de energia primária do mundo, representando cerca de 1/5 desse total. Após o processamento de sua forma bruta, onde são retiradas as moléculas de butano e propano, componentes principais do GLP (gás liquefeito de petróleo), ele é comercializado para diversas aplicações e vem crescendo muito na preferência de proprietários de carros convertidos a este combustível em função de sua economia proporcionada quando comparado ao uso da gasolina ou etanol.

Os veículos a gás natural são boas opções para frotas de alta quilometragem porque podem fornecer suporte de alcance de combustível semelhante para aplicações não envolvidas em rotas de longa distância, onde os postos de combustível podem se tornar escassos. As vantagens do gás natural como combustível de transporte incluem sua disponibilidade doméstica, ampla infraestrutura de distribuição e redução das emissões de gases de efeito estufa em relação à gasolina convencional e aos particulados decorrentes de combustíveis como o diesel.

Além disso, a potência, a aceleração e a velocidade de cruzeiro dos GNV são atualmente comparáveis ​​às de veículos equivalentes com combustível convencional, em função da modernização dos equipamentos para sua aplicação. GNV para serviços leves, médios e pesados ​​estão disponíveis nos fabricantes de equipamentos originai

Tipos de uso do GNV em transportes.

Existem 3 tipos de abastecimento via GNV. Um deles é o dedicado, em que veículos são projetados para funcionar apenas com gás natural. Outro é o bicombustível, em que há dois sistemas que abastecem separados o veículo – um dedicado ao GNV e outro dedicado à gasolina/álcool. Já o último é aquele tipo de abastecimento onde a ignição do veículo é causada por óleo diesel, mas que depois são mantidos através do GNV, normalmente em veículos pesados.

Como já foi dito, veículos leves são normalmente equipados com sistemas dedicados ou bicombustíveis, enquanto os veículos pesados ​​usam sistemas de ignição a diesel. Os veículos a GNV armazenam o gás natural em cilindros de alta pressão ou tanques para gás natural liquefeito (GNL) onde permanece em estado gasoso, a quantidade pode ser convertida através de Gás Natural Líquido para ser armazenado, já que a densidade desse tipo de Gás Natural é maior em energia e costumam ser utilizados em caminhões.

Funcionamento do GNV, na prática.

A autonomia dos GNV é geralmente menor do que a de veículos a diesel ou gasolina comparáveis ​​devido à menor capacidade de seus tanques de armazenamento. Tanques de armazenamento extras podem aumentar o alcance, mas o peso adicional pode reduzir a capacidade de carga. Os veículos a gás natural operam de maneira muito semelhante aos veículos movidos a gasolina com motores de combustão interna com ignição por faísca.

O gás natural é armazenado em um cilindro de alta pressão, normalmente na parte traseira do veículo. O sistema GNV transfere gás de alta pressão do tanque de combustível através das linhas de combustível, onde um regulador reduz a pressão a um nível compatível com o sistema de injeção de combustível do motor. Após este processo, o combustível é introduzido no coletor de admissão ou câmara de combustão, onde é misturado com ar e depois comprimido e inflamado por uma vela de ignição.

Agora que você já sabe tudo sobre o Gás Natural Veicular e suas aplicações, a Gifel pode ajudar você a escolher a melhor solução com apoio de profissionais especialistas no assunto. Entre em contato e tire suas dúvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *