Como funciona o cilindro de CO2

08 maio

safe_image
O cilindro de CO2 é um importante equipamento de combate a incêndios, de processo de soldagem e alimentício, que pode substituir extintores comuns, compressores, motores e inaladores como fonte de ar. A principal vantagem na utilização deste cilindro é que esta fonte de CO2 é completamente isolada, não necessitando de nenhum tipo de energia elétrica para que o gás seja liberado. Além disso, o gás que sai do cilindro é sempre seco, o que dispensa filtros (diminuindo custos), pulmões e equipamentos em geral para controle de umidade.

Características técnicas

Aplicações: Amplamente utilizado em processo MIG MAG e variados;

Setores: Industrial, combate a incêndios e alimentício (bebidas com gás), prioritariamente;

Cuidados: Evitar mantê-lo em local não arejado, exposição ao calor e choques por quedas.

Carga: 02, 04, 06, 09, 13, 20, 25, 34, 45 e 54 Kg.

Número de risco: 20

Número da ONU: 1013

Classe ou Subclasse de risco: 2.2

Descrição da classe ou subclasse de risco: GASES NÃO-INFLAMÁVEIS, NÃO TÓXICOS.

Grupo de embalagem: NA

Aspecto do gás

O CO2 é um gás asfixiante, incolor e inodoro. Sua composição o torna ácido, assim, mesmo sendo considerado inodoro ele pode ser sentido por algumas pessoas por um odor dilacerante e gosto forte. Se torna gelo seco a -78.5°C.

Meio ambiente

O Dióxido de Carbono não causa nenhum efeito ecológico negativo por não liberar nenhuma substância que se enquadre nas Classes I e II que afetam a camada de ozônio, além disso, não é poluente marinho e é capaz de diluir no ar. Já na água, o CO2 é levemente solúvel, e no solo ele se mostra mais pesado que ar, por isso, espalha-se.

Combate ao fogo

No combate contra incêndios o Dióxido de Carbono é um dos métodos mais eficientes, pois não queima e não alimenta, de forma alguma, as chamas em questão, ideal para incêndios de Classe B e C. Além de impedir que as chamas se alastrem, o gás é capaz de extingui-las completamente dependendo da quantidade.

Cuidados

Alguns cuidados se fazem necessários quando o assunto é cilindro de CO2, isto porque ele pode ser perigoso se inalado, levando à inconsciência ou morte. A Gifel separou uma série de dicas quando se tem um acidente com o gás:

● Em caso de vazamento, isole a área, evacue qualquer pessoa presente no local e aumente a ventilação. Para isso, sempre utilize o EPI (Equipamento de Proteção Individual) de Respiração Autônoma.
● Se o acidente envolver pessoas com falta de oxigênio, imediatamente as remova para o ar livre, administre respiração artificial (quando a vítima não respirar) e, em casos mais urgentes, oxigênio. A ajuda médica deve vir emergencialmente.
● O contato do líquido com a pele é capaz de causar congelamento, sempre utilize equipamentos de proteção adequados, como luvas.

Conheça mais sobre a linha de Cilindros de Gás Carbônico e entre em contato com um de nossos colaboradores agora mesmo. Os produtos comercializados pela Gifel atendem os mais altos padrões de exigência e regulamentação de qualidade, bem como a norma de fabricação ISO 9809. Prefira segurança, prefira Gifel, certificada com ISO 9001 desde 1997, tradição e talento em um só lugar.

Comentários
18 Comentários
  1. Domingos Rondon

    Olá!. Bom Dia a Todos.
    Pergunto se o co2 em cilindros é um gás liquefeito (devido a pressão) e se o cilindro for instalado na posição deitado (horizontal) pode causar prejuizo para a extração de todo o gás do cilindro. Grato pela atenção.

    Responder
  2. Domingos Rondon

    Olá!. Bom Dia a Todos.
    Pergunto se a instalação do cilindro de CO2 dentro de um freezer, na temperatura em torno de 0°C (zero grau centígrado), pode prejudicar o seu funcionamento. Grato pela atenção.

    Responder
  3. Vander

    Bom dia, tenho alguns problemas de congelamento dos cilindros pela metade oque eu poderia fazer para minimizar este problema?
    Obs trabalho com água mineral.

    Responder
    1. admin

      Olá Vander, tudo bem? O congelamento verificado na metade do cilindro significa uma DESCARGA MUITO RÁPIDA do conteúdo. Pode ser minimizada com a regulagem do gás na saída da VÁLVULA.

      Responder
    1. Sandro

      Ola. Td bem?. Vi sua pergunta e assim, pode trocar a valvula e usar na maquina mig mag… Mas vc NAO pode colocar co2 ou mistura de solda, com pressão maior q 50kgf…entende? Se fizer isso, nao terá problema

      Responder
  4. Thadeu

    O meu cilindro está vazando um pouco de co2 uma vez por minuto, está com pouco CO 2 dentro do cilindro. Qual o motivo desse vazamento?

    Responder
    1. admin

      Olá Valdomiro. O CO2 alimentício é usado por exemplo, para carbonatar bebidas (refrigerante e cerveja). Já o industrial para solda. O cilindro para CO2 industrial ou alimentício tem as mesmas características técnicas. Apenas, para o processo alimentício, alguns cuidados adicionais ocorrem no momento da recarga.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *