Tipos de Cilindros 29 ago 2019

Armazenamento de cilindros de gases – saiba o que a legislação diz sobre esse tema

Armazenamento de cilindros de gases – saiba o que a legislação diz sobre esse tema

O armazenamento de cilindros de gases de alta pressão é feito por meio de três normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT): NBR ISO 9809-1 NBR ISO 9809-2, NBR ISO 9809-3, para gases do ar e NBR ISO 11439 para cilindros destinados ao uso de GNV, Gás Natural Veicular. Elas regulam os cilindros de aço tanto nas suas pressões de utilização quanto às de teste hidrostático, inclusive na armazenagem.

Os cilindros são reservatórios de paredes dimensionadas de forma a atender às condições técnicas exigidas, tanto pelo tipo de aço aplicado como de tratamento térmico a que ele será submetido, garantindo que a velocidade das moléculas dos gases fique controlada internamente a ele. O armazenamento é altamente importante porque os gases que estão dentro deles podem ser tóxicos, inflamáveis e até mesmo corrosivos.

Para garantir a segurança de seus usuários, algumas regras devem ser seguidas. O principal ponto é de garantir que os cilindros estejam em espaços com bastante ventilação, protegidos de quedas, altas temperaturas e possíveis acidentes com impacto. Eles também têm de estar separadas, com correntes, por tipo de gás, bem identificados com rótulos, adesivos, identificações, e com materiais de segurança próximos. É ideal que as regiões com estes produtos sejam frequentada apenas por pessoas com capacetes e luvas.

Em áreas internas, os cilindros devem ficar longe de focos de altas temperaturas ou aparelhos que aquecem, como fogões e ar-condicionado. Já em ambientes externos, o recomendado é que estejam em local arejado, seco e coberto, sempre distantes de fonte de calor e próximos a uma parede corta-fogo. Nestes locais, não deve ser permitido fumar.

Se você está procurando cilindros de gases específicos para a sua empresa, a Gifel pode ajudar. Juntamente de profissionais especialistas, as escolhas para você são feitas de acordo com as suas necessidades, com orientação e instalação dos sistemas de prevenção de incêndios e de outros gases. Tire suas dúvidas entrando em contato conosco.

8 thoughts on “Armazenamento de cilindros de gases – saiba o que a legislação diz sobre esse tema

  1. Tenho um vizinho que mexe com metalao está sempre com equipamentos no quintal do lado da minha casa e as vezes se faz uso de algum cilindro de gás que eu escuto gostaria de saber se isso e legal ou deve denunciar por ser cada área residencial ok

  2. Bom dia!
    Gostaria de saber qual NBR fala que pode ser armazenado argonio e acetileno juntos, no mesmo depósito.

    1. Olá Teresa, tudo bem?

      Não é permitido fumar nas dependências das empresas que fazem envases de gases, recomendação como boa pratica a definição em uma área externa da empresa com uma sinalização visual.

      Colaboraram com as respostas o Sr. Diogo Ferreira, Supervisor HSEQ&Security da nossa parceira Messer Gases.

    1. Olá Jessica, como vai?

      Os recipientes contendo gases comprimidos devem ser armazenados em depósitos bem ventilados e estar protegidos contra quedas, calor e impactos acidentais, bem como observar o estabelecido nas NBR 12.791 – Cilindro de Aço, sem costura, para Armazenamento e Transporte de Gases a Alta Pressão, NBR 12.790 – Cilindro de Aço Especificado, sem costura, para Armazenagem e Transporte de Gases a Alta Pressão, e NBR 11.725 – Conexões e Roscas para Válvulas de cilindros para Gases Comprimidos, da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT e ainda atender as recomendações do fabricante.

      Vale mencionar que as citadas NBRs, quando consultadas, nada dispõe sobre o armazenamento. Assim, consultadas outras normas sobre o tema, especialmente NRs, NBRs e Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros, não são encontradas outras disposições mais específicas, a não ser a previsão Norma Regulamentadora (NR) nº 32: 32.3.8.3 Os cilindros contendo gases inflamáveis, tais como hidrogênio e acetileno, devem ser armazenados a uma distância mínima de oito metros daqueles contendo gases oxidantes, tais como oxigênio e óxido nitroso, ou através de barreiras vedadas e resistentes ao fogo.

      Colaboraram com as respostas o Sr. Diogo Ferreira, Supervisor HSEQ&Security da nossa parceira Messer Gases.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Quer ser notificado sobre nossas novidades?
Basta se inscrever e enviaremos no seu e-mail.

Converse agora pelo Whatsapp

X
!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando