A importância da revisão e manutenção de equipamentos de combate a incêndio para iniciar 2020 seguro

06 jan
Categorias: Notícias

Ano novo, vida nova para você e sua empresa! Com a chegada de um novo ano, as renovações pessoais e profissionais passam a fazer parte da rotina dos primeiros dias. Pensando nisso, que tal aproveitar e incluir a segurança de sua empresa neste processo de renovação também?

Os equipamentos de combate a incêndio também precisam de manutenção, acompanhamento e cuidado próprios, seguindo uma periodicidade para que nada esteja fora de ordem quando e se necessário usar. Para começar a sua rotina, é necessário seguir os parâmetros da ABNT e da IT de seu estado, com qualidade técnica e segurança. A manutenção deve ser feita de forma periódica, inspeções mensais. Esta rotina não pode ser deixada de lado em hipótese alguma, já que este sistema garante o controle e a proteção contra fogo e pode, inclusive, salvar vidas, não só equipamentos.

A segurança em qualquer ambiente deve ser responsabilidade de todos. Quem perceber algo diferente no sistema de incêndio deve avisar aos responsáveis, já que pequenas ações de reparos podem salvar o patrimônio. As inspeções são de alta responsabilidade e exigem consciência dos proprietários e responsáveis pelos estabelecimentos, mas também dos profissionais de segurança. Eles são quem minimiza riscos, garante a continuidade das produções e, principalmente, quem diminui a possibilidade de um incidente virar uma catástrofe de grandes proporções.

Equipamentos que precisam de revisão e manutenção

Os equipamentos de sistema de incêndio que precisam ser avaliados em funcionalidade são muitos e, por isso, a avaliação deve ser feita por profissionais especializados e treinados para encontrar os principais problemas deste sistema. Os testes devem ser feitos em funcionamento, diagnósticos, calibragem, regulagem e limpeza de todos os sistemas contra incêndio.

Na lista de revisão, inclua as seguintes peças: extintores, mangueiras, alarmes, luzes de emergência, detectores de fumaça e temperatura, chuveiros automáticos, bombas, hidrantes, sistemas de gases, portas corta-fogo, ventilação de escadas de emergência, entre outros.

Principais problemas que podem ser encontrados

Na lista dos principais problemas que podem ser detectados em inspeções de manutenção e revisão, destacam o fato que muitos equipamentos se encontram inoperantes. As válvulas de controle dos sistemas de sprinklers e hidrantes podem não estar funcionando, assim como as bombas de incêndio, os sistemas de detecção e os alarmes. Além disso, é possível encontrar reservatórios vazios e equipamentos obstruídos ou danificados.

Se você procura por equipamentos de manutenção e revisão de componentes de combate e proteção a incêndio para a sua empresa, a Gifel pode ajudar. Com o apoio de profissionais especialistas no assunto, as escolhas para você são feitas de acordo com as suas necessidades, com orientação e instalação dos sistemas de prevenção de incêndios e ação em caso de problemas com fogo. Tire suas dúvidas entrando em contato conosco!

Curta essa página

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *