Os metais não são os únicos elementos raros oferecidos pela natureza, essenciais para a tecnologia. O gás hélio, que geralmente é usado para encher balões em festas de aniversário, desempenha um papel importante no lançamento de foguetes e na produção de dispositivos eletrônicos e reatores nucleares, por exemplo.
Dicas de uso do gás hélio
1. Acelerador de partículas: O hélio líquido é usado no resfriamento de equipamentos supercondutores do Grande Colisor de Hádrons (LHC), localizado na Europa. Essa máquina pode ocupar uma área de vários quilômetros, sendo assim, uma grande quantidade do gás é usada para mantê-la operando. O colisor, felizmente, possui a capacidade de reaproveitas o efeito do hélio, o que faz com que os cientistas precisem repor apenas uma quantidade, que vaza anualmente.
2. Tecnologia militar: O hélio líquido é usado também pelos detectores de submarinos do Exército Americano para limpar interferências do sinal. A Força Aérea Americana precisa desse gás para dar continuidade aos experimentos sobre o uso de supercondutores como fonte de energia. Além disso, o hélio líquido é usado também como ponto referencial para mísseis guiados por fontes de calor.
3. Balões atmosféricos: Esse recurso natural é usado também nos balões atmosféricos e de monitoramento de áreas que também necessitam do gás para funcionar corretamente.
4. Ressonância magnética: O gás hélio é responsável pelo resfriamento dos ímãs superpotentes que criam campos magnéticos muito fortes. As máquinas de ressonâncias mais modernas utilizam uma quantidade menor do elemento, mas pode ser que o homem jamais consiga construir um equipamento que dispense o uso do hélio.
5. Ônibus espaciais: Os ônibus espaciais usam o hidrogênio e o oxigênio líquidos como combustível. Porém, mais uma vez, o hélio é necessário para limpar o tanque, que estando muito frio, pode ser capaz de congelar qualquer outro líquido que passe por sua tubulação. Além disso, o uso do hélio permite que, ao entrar em contato com o combustível, esse gás não cause uma explosão.
A Gifel fabrica cilindros para Helio em diversas capacidades. Acesse o link e veja as opções!
Gostaria de obter mais informações sobre como adquirir cilindros e o gás helio
Olá Guilherme, tudo bem? Diretamente das companhias de GAS, lembrando que o HELIO, He, se trata de um gás importado, obtido junto à PROSPECÇÃO DE PETRÓLEO ou em cavernas profundas existentes na RUSSIA. Existem os de máxima PUREZA, destinados a LABORATÓRIOS de análise e Pesquisa, assim como os de BAIXA PUREZA e por vezes contaminados, destinados a BALÕES DE GÁS.