O cilindro de gás hélio é muito conhecido pela função de encher bexiga de festas de aniversário.
Todavia, seu uso vai muito além disso e o equipamento pode ser aplicado à Ciência, em manutenções diversas e até mesmo no Espaço!
Descubra 5 principais funções do material:
1. Estudo de Criogenia
O gás hélio tem a capacidade de congelar objetos em temperaturas super baixas, chegando a atingir -267 °C e sendo o gás mais eficaz nesta função.
Por este motivo, o elemento é utilizado nos estudos chamados de Criogenia, que consiste em analisar temperaturas muito baixas e seus principais resultados.
2. Pesquisas Neurológicas
Diversos maquinários utilizados em pesquisas neurológicas utilizam superímãs para calcular, de forma precisa, os pequenos e inúmeros campos magnéticos que o cérebro possui.
Para tanto, é necessário que tais máquinas funcionem sempre em baixas temperaturas. Logo, o cilindro de gás hélio é utilizado para desempenhar a função de resfriamento.
3. Tecnologia Digital
O gás hélio auxilia ainda na criação de semicondutores presentes em quase todo equipamento eletrônico, servindo como resfriador dos equipamentos em seus processos de construção.
Nesse sentido, podemos citar como exemplo a fibra óptica que é produzida em um ambiente composto, exclusivamente, por gás hélio, evitando assim a formação de bolhas no interior dos fios.
4. Tecnologia Militar
Dentro do serviço militar o cilindro de gás hélio exerce a função de:
- Fonte de energia para a força aérea realizar experimentos em supercondutores;
- Funciona como ponto de referência para mísseis guiados por fonte de calor;
- Faz a limpeza de interferências de sinal dos submarinos, através de sua forma líquida.
5. Viagens Espaciais
O gás hélio é utilizado, por fim, nas espaçonaves para limpar os tanques de combustão.
O elemento consegue congelar os líquidos que, porventura, adentrassem os encanamentos, o que acarretaria em grandes estragos — como explosões — ao entrarem em contato com o combustível.
Conheça as especificações do Cilindro de Gás Hélio
Vale ressaltar, logo de início, a importância do material ser muito bem inspecionado, devidamente armazenado e estar sempre dentro das Normas Regulamentadoras exigidas.
A Gifel, marca líder no fornecimento de cilindros destinados ao preenchimento técnico do gás, conta com equipamentos que seguem de forma rigorosa as determinações do mercado.
Os reservatórios são fabricados em tubo de aço, sem costura, contando com tratamento térmico adequado e válvula padrão ABNT 245-1.
A rosca interna do gargalo é do tipo ¾ NGT e o cilindro possui pintura de esmalte sintético, na cor laranja, como determinado pela regulamentação normativa.
Por fim, todos os nossos materiais são acompanhados do certificado de testagem hidrostática, emitido pela classificadora internacional DNV — Det Norske Veritas.
Sem dúvidas, com base neste post, ficou simples entender as funções do cilindro de gás hélio e a importância de contar com fabricantes qualificados, certo?
E aí, gostou do conteúdo?
Então explore nosso site e descubra tudo o que a Gifel tem a oferecer!