Notícias 25 mar 2014

Breve descritivo do Equipamento de CO2 da USINA HIDROELÉTRICA ITAIPU Unidades 01 a 18

USINA HIDROELÉTRICA ITAIPUA GIFEL está presente em um sem número de usinas hidroelétricas, mas o caso de Itaipu por sua importância e transcendência que ultrapassam as fronteiras de Brasil e Paraguai, paises que se uniram para a construção desta usina que detém, e continuará detendo, o recorde mundial de energia produzida graças à generosidade do magnífico Rio Paraná, desponta entre todas elas.

No caso de Itaipu a GIFEL agiu não só como fornecedora de 2998 cilindros de CO2, de válvulas direcionais, tubulações e estruturas de suporte de seu equipamento atendendo com seus cálculos meticulosos às especificações de ambos os fabricantes de máquinas Siemens (hoje VOITH-Siemens) e BBC (depois ABB e hoje ALSTOM). A GIFEL que se uniu em consórcio ao setor de combate a incêndio da Siemens para o fornecimento total da detecção, alarme e combate das 18 unidades geradoras da primeira fase de Itaipu, também assumiu com sucesso a função de coordenadora deste consórcio levando a cabo um dos fornecimentos mais significativos jamais efetuados neste campo.

USINA HIDROELÉTRICA ITAIPU

Em condições originais de projeto cada duas unidades geradoras são protegidas por um equipamento de CO2 composto por uma bateria principal e uma de reserva, sendo que cada máquina possui a sua distribuição de CO2 alimentada por válvulas direcionais. Dentro das máquinas anéis de distribuição de CO2 para descarga rápida e lenta foram dimensionados de tal maneira a garantir a concentração do meio extintor durante o tempo previsto em norma.

Detectores, chaves fim de curso, botoeiras para acionamento manual e painéis de comando eletrônico dispostos nas salas de comando local complementaram o equipamento deste grandioso sistema de proteção a 18 das maiores unidades geradoras jamais produzidas até então.

USINA HIDROELÉTRICA ITAIPU

Um grande e significativo desafio, vencido galhardamente pela engenharia, produção e supervisão de montagem da GIFEL que gravou de maneira indelével com este projeto seu nome na história dos mega-projetos mundiais!

A GIFEL também forneceu para outras áreas deste gigantesco empreendimento, como foi o caso do fornecimento dos cilindros para ar comprimido para acionamento de disjuntores, que citamos aqui para denotar a abrangência de nossa empresa.

USINA HIDROELÉTRICA ITAIPU

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Quer ser notificado sobre nossas novidades?
Basta se inscrever e enviaremos no seu e-mail.

Converse agora pelo Whatsapp

X
!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando