Notícias 17 mar 2014

NBR 12176 e as cores dos cilindros

Cilindro de CloroA NBR de número 12176 foi elaborada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), no Comitê Brasileiro de Máquinas e Equipamentos Mecânicos, pela Comissão de Estudo de Cilindros para Gases e Acessórios.

Essa norma da ABNT tem como finalidade fixar diversos requisitos exigíveis para que seja possível identificar gases em cilindros, se aplicando a identificação de gases que tenham uso industrial, medicinal, para mergulhos, combate a incêndios e outras finalidades similares. Contudo, a norma não se aplicará à cilindros com gases de liquefeitos de petróleo ou com capacidade hidráulica acima de 150 litros, que estejam montados em unidades de transporte.

Segundo a NBR 12176, a identificação de um determinado gás, ou de uma mistura de gases, precisa, obrigatoriamente, ser realizada através da cor de pintura localizada na calota do cilindro que contém esse gás. Pode se tratar de uma ou de mais cores, num só cilindro, mas essa identificação por cores precisa ser respeitada.

Assim, gases para uso industrial, por exemplo, possuem cilindros com cores diferentes de gases para combate a incêndios. Nesse caso, o gás de ar comprimido é identificado pela cor azul-segurança, quando para fins industriais e medicinais, e pela cor amarela, quando usado como equipamento de respiração autônoma.

Cilindros de Alta Pressão

O dióxido de carbono, usado em sistemas contra incêndio, deve ter a cor vermelho-segurança, mas, quando usado na indústria, a cor para identificação passa a ser a alumínio. Também para combate a incêndios, o nitrogênio deve ser identificado, em seu cilindro, pela cor cinza-claro.

Como cilindros e gases variam muito, conforme suas utilizações e propósitos, a gama de cores encontradas, para identificação, é bem extensa. Além das que citamos, ainda pode-se encontrar cilindros “estampados” com cores como violeta, bege, preta, verde, marrom-canalização, rosa-seco, alaranjado-segurança, azul-marinho, branca, amarelo-segurança, turquese-claro e, até, na cor bordô. Todos variam entre aplicações industriais, medicinais, para combate a incêndios e outras aplicações, como mergulhos e respiração autônoma.

Gás Fórmula Química Cor Notação Munsell
Ar comprimido industrial Azul-segurança 2,5 PB 4/10
Argônio Ar Marrom-canalização 2,5 YR 2/4
Cloro Cl2 Cinza-escuro N 3,5
Dióxido de carbono (CO2) industrial CO2 Alumínio
Dióxido de carbono (CO2) para incêndio CO2 Vermelho-segurança 5 R 4/14
Hélio He Alaranjado-segurança 2,5 YR 6/14
Hidrogênio ou GNV H2 Amarelo-segurança 5 Y 8/12
Nitrogênio industrial N2 Cinza-claro N 6,5
Óxido nitroso medicinal N2O Azul-marinho 5 PB 2/4
Oxigênio industrial O2 Preto N 1
Oxigênio medicinal O2 Verde 2,5 G 4/8
[cotacao]​

4 thoughts on “NBR 12176 e as cores dos cilindros

  1. Boa tarde tem algum problema usar o oxigênio industrial para uso medicinal estamos vendo que algumas industria com vários oxigênio parado será que isso seria uma alternativa para os hospitais ???

    1. Olá Gustavo.

      Agora na pandemia está sendo permitido o uso do cilindro de oxigênio industrial (preto) para uso medicinal (verde). Contudo, no momento da carga deve ser feita uma limpeza interna no cilindro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Quer ser notificado sobre nossas novidades?
Basta se inscrever e enviaremos no seu e-mail.

Converse agora pelo Whatsapp

X
!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando