Equipamentos de Combate a Incêndios 03 jul 2020

Nitrogênio: Usos e Aplicações

O gás nitrogênio é daquela lista dos mais comuns e que, possivelmente, você já ouviu bastante falar dele, mas não sabe tanto sobre o assunto. Ele é o sétimo maior elemento em abundância no sistema solar como um todo. Uma consequência disso é que quase 80% da atmosfera da Terra, nosso planeta, é composto por esse gás.

Em termos de massa, o nitrogênio compõe cerca de 3% do corpo humano e, seguindo o oxigênio, o carbono e o hidrogênio, é o componente mais importante do nosso corpo. O gás também é encontrado em ácidos nucleicos, como o DNA e o RNA, da nossa própria composição e é essencial para o crescimento de células, produção de energia e muitos outros processos corporais.

Como se não bastasse, o nitrogênio influencia nossas vidas diariamente em diferentes usos nas mais variadas indústrias. Por exemplo, só na indústria química o gás é usado para a produção de fertilizantes, nylon, ácido nítrico, tinturas, remédios e explosivos. É impressionante como ele é versátil e muito rico em opções de aplicação!

A Gifel fornece cilindros com nitrogênio, realizando o enchimento nas pressões de 150, 200 e 300 bar. Consulte o nosso departamento comercial.

Principais usos do nitrogênio

Separamos aqui 5 dos principais usos de nitrogênio para ações presentes no nosso dia a dia. Vamos a elas:

Preservação de comida:

São usados para gerar uma atmosfera alterada ou provocada pelo homem, em que é aplicado com dióxido de carbono para ajudar na preservação de alimentos embalados ou a granel. Ele ajuda contra a oxidação que causa a deterioração de alimentos, garantindo resistência às embalagens.

Farmacêuticos:

O gás se mostrou muito influente em reações químicas e composto e, por isso, tem sido usado extensivamente na indústria farmacêutica. Ele pode ser encontrado em todas as classes de remédios, sendo misturado inclusive com outros componentes para ganhar outras funções, como o óxido nitroso nas anestesias.

Indústria de manufatura:

Nitrogênio é usado comumente para encolhimento e, quando retornam à temperatura normal, formam uma conexão forte que não pode ser alcançada de outra maneira. Pode ser usado de forma líquida em projetos como a criação de um túnel e a escavação durante um trabalho de construção. Ele está presente também em inovações tecnológicas.

Eletrônicos:

Ele é usado em trabalhos internos de muitos computadores para ajudar a evitar o superaquecimento e que eles se queimem depois de muitas horas de uso contínuo. Ele é muito usado na supressão de incêndios de equipamentos e sistemas de TI e também nos detectores de raio-x.

Aço inoxidável:

É um gás tão versátil que serve como purga na indústria siderúrgica. Ele é usado para ajudar a remover as impurezas durante a produção de aço inoxidável e é parte do motivo do aço ser limpo e resistente à corrosão.

Quais são as principais aplicações do nitrogênio?

Além dos usos mais comuns que listamos acima, o nitrogênio também é encontrado em outros setores como parte principal de ação:

Automotivos e transporte:

Ajudam na solda de peças, chassis e silenciadores. Também está presente e garantindo a segurança de airbags.

Energia:

É usado como agente de cobertura, separando produtos sensíveis e processos do ar. Também funciona como purga de tubos e outros equipamentos para evitar contaminação.

Alimentos e bebidas:

Além do listamos acima, o gás também é essencial para resfriamento, refrigeração e congelamento de alimentos e bebidas.

Saúde:

É usado para congelar e preservar sangue, tecidos e outros materiais biológicos. Também ajuda no congelamento e na destruição de tecidos doentes na criocirurgia.

Petróleo e gás:

O nitrogênio é usado para aumentar a produção de petróleo e gás, melhorando a eficiência da operação.

Refino:

Reveste tanques de armazenamento e tubos de purga. Também remove Componentes Orgânicos Voláteis de processos químicos e efluentes.

Metal:

Além do que mencionamos sobre o aço inoxidável, ele também ajuda em cortes a laser e de plasma.

Entendeu sobre como o nitrogênio funciona, de que forma pode ser aplicado e como você pode incluí-lo em sua rotina? É hora de contar com a Gifel! Com o apoio de profissionais especialistas no assunto, as escolhas para você são feitas de acordo com as suas necessidades. Consulte nosso departamento de cilindros, realizamos o enchimento nas pressões de 150, 200 e 300 bar! Tire suas dúvidas entrando em contato conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Quer ser notificado sobre nossas novidades?
Basta se inscrever e enviaremos no seu e-mail.

Converse agora pelo Whatsapp

X
!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando