Uso e aplicações de cilindro de Oxigênio e de CO2

31 jan

andrew-gaines-365269

A proteção contra incêndio pode ser instalada com uma série de equipamentos, os quais visam promover segurança aos frequentadores. No entanto, o mercado oferece os sistemas fixos de inspeção de fogo, estes equipamentos destinam-se a descarregar as substâncias presentes no gás de cilindros de armazenamento, que atuam por meio de tubagem fixa.

Estes equipamentos contam com a facilidade de funcionar de forma automática e detectar fumaça, calor e até mesmo interrupções de energia. Os cilindros ainda possuem modelos e preços ajustáveis aos consumidores.

O cilindro de oxigênio e de CO2 se diferem na embalagem e também na funcionalidade. Os equipamentos são fabricados em aço, sem costura e beneficiados com tratamento térmico adequado e atuam com certificado de teste hidrostático emitido por classificadora internacional DNV- DetNorskeVeritas.

Características do cilindro de C02 e de oxigênio

O cilindro de CO2 consiste em um equipamento de gás liquefeito, inodoro, incolor e não inflamável. A substância é produzida com fontes ricas de CO2 e com base em processos da indústria petroquímica ou via queima de gás natural em cogeração.

Além de ser utilizado em indústrias e nos setores de fabricação de metais, o produto também pode ser usado nos setores de soldagem, rebarbação, moagem, embalagens e congelamento de alimentos, neutralização, em plástico expandido e misturas metabólicas.

O modelo de cilindro de oxigênio é destinado a prática de mergulhos, usado em aplicações industriais, setores alimentícios, hospitalares e de uso medicinal, auxiliando pacientes com dificuldades respiratórias.

Cilindros em ações de combate a incêndios

O dióxido de carbono (CO2) é encontrado na atmosfera e caracteriza o gás incolor, inodoro e não corrói condutores de eletricidade. O cilindro de CO2 resulta na absorção do oxigênio e abafa o gás do ambiente. No entanto, o equipamento é indicado aos locais com alto fluxo de pessoas, como industrias e estabelecimentos comerciais.

O sistema fixo de CO2 pode funcionar de forma automática, manual e proteger o espaço com eficiência. O material, possui capacidade de 45 kg, dispõe de válvula de cilindro, cabeça e comando elétrico, descarga, difusores, mangueira de descarga, conexões, suportes e tubulações.

Funcionamento do cilindro de C02

O cilindro de CO2 é monitorado por detectores de fumaça, os quais são ligados em ações cruzadas. Em caso de incêndio, o uso do equipamento terá início com um sinal elétrico, que soa como um alerta para que o local seja evacuado. Este sistema ainda possui chaves de bloqueio e pode ser cancelado, caso o alarme seja soado erroneamente.

O equipamento é adequado para salas de transformadores, salas de compressores, tanques de armazenamento de líquidos inflamáveis, cabines de pintura e locais rotativos elétricos, geradores de usinas hidroelétricas e salas de bateria.

A Gifel abrange os serviços para o fornecimento de gases de cilindros, para conhecer as funcionalidades do equipamento consulte as características dos equipamentos e esclareça dúvidas com nossos técnicos.

 

Curta essa página

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *