Sistema Firefly – Entenda o que é e quais suas funções

01 mar

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Diante do mercado de veículos fora de estrada utilizados por empresas de mineração e exploração florestal, mais recentemente de colheitadeiras e plantadeiras agrícolas demandando maiores cargas e motores mais potentes e dotados de turbinas visando maior eficiência, o mercado de segurança contra incêndios teve de se adaptar ao longo dos anos aos desafios apresentados pelos novos POWER TRAINS, mais complexos e sofisticados.

ENTENDENDO OS RISCOS

Antes, distribuídos em amplos espaços, os motores ofereciam maior potencia associada ao volume cúbico. Consequentemente com um maior consumo proporcional.

No entanto, à medida que ocorria a maior demanda por potência a tecnologia aplicada foi se adequando os novos sistemas hidráulicos e turbinas mais possantes com a finalidade de se atender os novos requisitos de eficiência.

Com isso, decorrente deste crescimento técnico osnovos equipamentos trouxeram consigo o incremento nos riscos, por meio de espaços mais reduzidos e também no aumento das bombas e tanques de óleo hidráulico assim como das turbinas com maior rotação e pressão de operação, visando disponibilizar mais energiapara todo o sistema.

Porque não usar um sistema extintor de pó químico seco, excelente para o combate a fogos tridimensionais, ou, por que não um de CO2 que operaria por abafamento?

Assim, os primeiros sistemas fixos, infelizmente têm se provado ineficientes ao longo do tempo, com o avanço dos óleos hidráulicos e turbinas de pressão.

Os de pó químico seco e CO2, utilizados inicialmente em sistemas fixos, muito eficientes em fogos tridimensionais e volumes fechados, respectivamente, como já manifesto anteriormente, não possuem uma capacidade de resfriamento necessária para controlar as superfícies superaquecidas das turbinas, que por si podem promover a re-ignição dos combustíveis decorrentes de vazamentos eventuais.

DESENVOLVENDO SOLUÇÕES

Desta forma foram se desenvolvendo novos agentes extintores capazes de, quando pulverizados, irão, além de combater as chamas, promover o resfriamento das superfícies quentes, como as turbinas assim como se misturando ao óleo e combustíveisaquecidos, promovendo a completa extinção do risco em questão.

Atualmente, mesmo os fornecedores de equipamentos que atuam com o agente extintor pó químico seco vêm recomendando como necessário o uso conjunto e complementar de sistemas de aspersão liquida para se garantir a completa extinção de focos de incêndio ou senão apenas o uso de líquido extintor.

O SISTEMA FIREFLY

O Sistema Firefly é um equipamento para supressão de fogo automático, baseado em um agente líquido especial e pode atuar em fogo dasclasses  A, B e C. O uso em situações caracterizadas como Classe C, requer o desligamento da alimentação de energia antes da descarga do agente.

O Sistema, tem aplicação nos mais diversos tamanhos de máquinas e veículos em ambientes de risco variado, sendo aplicável desde em veículos de pequeno porte até nas grandes máquinas “off road” em áreas florestais, mineração ou mesmo nos transportes de passageiros. O sistema é caracterizado por extinguir incêndios e reduzir a possibilidade da reignição do mesmo, ao contrário dos sistemas baseados em pó químico seco.

O mesmo, detecta e suprime o fogo além de resfriar a área do incêndio. Criando, ainda, um colchão de espuma sobre a superfície do combustível eventualmente acumulado, inibindo o ressurgimento do fogo e minimizando os danos nos equipamentos.

EQUIPAMENTOS DISPONÍVEIS

Desde o seu início em 1978, a GIFEL vem participando deste mercado e de seu desenvolvimento mediante o treinamento técnico de sua equipe profissional e na aplicação das mais atuais modificações introduzidas neste campo.

Neste período uma série de empresas de mineração e florestal têm recebido a nossa assessoria tanto no projeto como na instalação destes equipamentos.

Hoje a GIFEL conta com uma família de produtos voltados a cada tipo de instalação, procurando adequar sua linha a cada dimensão de risco existente.

A série FIREFLY conta com sofisticados sistemas de engenharia para grandes motores turbinados, dimensionadas adequadamente a cada tipo e dimensão de risco.

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