COMPONENTES DE UM SISTEMA BÁSICO DE COMBATE A INCÊNDIO

12 jan

co2-alta-pressao-4-660x443-1395260270

Dentre os componentes de um sistema básico de combate a incêndio está o popular extintor, no entanto o serviço integra demais equipamentos que auxiliam a conter chamas e garantir a segurança dos usuários.

Principais equipamentos do sistema de combate a incêndio

Confira abaixo alguns dos principais equipamentos de combate a incêndio.

  • Sinalização

Antes apresentar os equipamentos, o sistema de combate a incêndio deve oferecer uma boa sinalização, para que os moradores de uma residência, funcionários e demais frequentadores do local que contenha o sistema, saiba onde encontrar o serviço. Diante disso é necessária a aplicação de placas, adesivos, sinalizadores e informações sobre a saída de emergência.

  • Extintores

Os extintores são compostos por pressão interna, podem conter água, pó e qualquer componente químico. O produto tem a vantagem do fácil manuseio e modelos fabricados conforme espaço de instalação.

  • Mangueiras para incêndio

O equipamento é usado em brigadas de incêndios e em locais amplos. O produto está disponível nas opções I,II e III, sendo fabricado em poliéster , interior com composto de borracha sintética e são utilizados também em área naval e industrial.

  • Alarme de incêndios

Cada vez mais comum nos locais, o alarme de incêndio avisa em caso de fogo e pode operar de forma manual ou automática, conforme a detecção de fumaça e temperatura elevada. O equipamento deve dissipar som em um volume que possa ser ouvido.

  • Portas no modelo corta fogo

O armamento é instalado estrategicamente na saída das escadas. As portas são fabricadas em aço galvanizado, isolante térmico acústico, o que caracteriza a alta resistência ao fogo. O material ainda é feito com aço carbono de baixo, médio teor helicoidal ou de mola. O produto é aplicado para impedir a passagem do fogo em uma área.

  • Bombas hidráulicas

As bombas hidráulicas são acopladas nos motores de combustão e elétricos, o que permite a condução de água pelos sistemas de encanamento. Em caso de incêndio, o produto age por meio de hidrantes e chuveiros elétricos.

No entanto, mesmo após a instalação do sistema de combate a incêndio, com todos os equipamentos que compõem o serviço, é necessário realizar o serviço de manutenção e inspeção.

A Gifel, empresa preparada no ramo, fornece os componentes do sistema de prevenção a incêndios, além do trabalho de análise de extintores, sinalização e demais materiais.

Curta essa página
Comentários
2 Comentários
  1. Milton Afonso Miranda Junior

    Boa tarde.

    Me chamo Milton
    sou Bombeiro Civil
    Moro em Belo Horizonte no estado de Minas.

    E tenho uma duvida.

    Nos abrigos de mangueiras exatamente nas portas tem um adesivo escrito “INCÊNDIO” . Como provar a sua necessidade ?
    Até agora não consigo encontrar nada descrito a sua obrigatoriedade ou a sua necessidade.
    Será que podem me ajudar com essa questão.
    Tenho que provar essa necessidade a uma empresa.

    Responder
    1. Atendimento | Gifel Autor do post

      Prezado Sr. Milton, bom dia!

      Primeiramente gostaríamos de agradecer sua visita em nosso website, aproveitamos para informar que nosso “Core Business” são sistemas fixos de combate a incêndio por CO2, IG-541, Novec 1230, FM-200, Soponificante BKR e sistema para Off Road Firefly.

      Não realizamos projetos e instalação de Sprinklers e Hidrantes, mas as únicas informações que encontramos algumas diretrizes (no que se diz respeito a sua dúvida) foi na NBR 13714 e na IT-20 do Corpo de Bombeiros do Estado de SP, como segue:

      Na NBR 13714 (Sistemas de hidrantes e de mangotinhos para combate a incêndio) encontramos o trecho a seguir:
      https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=fb270ed7fd&view=fimg&th=161b33dc8d01d912&attid=0.1&disp=emb&attbid=ANGjdJ8tU5NEX6G7Z2bz4NRcCek4ji4hm1O6rkx6UJZwrepPFak_j007iVEp9lSTEkpmsCNJApnnUcSAQQXmKz96UJ-TWvauYr9vwGKheUvNHixjvxokStyQ_nf6GGs&sz=w1174-h172&ats=1519141519091&rm=161b33dc8d01d912&zw&atsh=1

      E na IT-20 (Sinalização de emergência) apenas uma ilustração, como segue:
      https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=fb270ed7fd&view=fimg&th=161b33dc8d01d912&attid=0.2&disp=emb&attbid=ANGjdJ_jJYM6MeZObhXI59sngNLLri7uQQyOaY0pMdTZblDhUzS-a_H63dvoDKFHVCe0dM7G7jQWHawQSjV_VCBl9zalHPQ3Hs5FjIyp1yoZHrXjNnoL-MQvRlC9Toc&sz=w660-h656&ats=1519141519091&rm=161b33dc8d01d912&zw&atsh=1

      Recomendamos questionar o órgão competente para uma informação mais firme e detalhada.

      *Caso não consiga abrir a foto nos encaminhe seu e-mail para encaminharmos a mesma.

      Atenciosamente,
      Equipe Gifel

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *